Vereador propõe mudança no nome do Aeroporto de Viracopos

Ver. Arly de Lara Romeo

O vereador Arly de Lara Romeo (PSB) quer mudar o nome do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo ele, seria mais adequado que o local fosse chamado de Carlos Gomes - uma homenagem ao  campineiro, nascido em junho de 1836, e considerado um dos maiores maestros e compositores da história da música.

Como a proposta não pode ser apresentada em forma de projeto de lei, uma vez que a Câmara não pode legislar sobre assuntos federais - Viracopos é administrado pela União - a saída foi apresentar uma moção de apelo, que foi aprovada na noite de segunda-feira pelos demais vereadores.

O documento será encaminhado nos próximos dias ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ao presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.

“Carlos Gomes é um patrimônio nacional, da humanidade. Nada mais justo fazer essa homenagem a ele. Viracopos? Ninguém sabe o porque deste nome. O Rio de Janeiro trocou o nome do aeroporto do Galeão para Tom Jobim. Galeão era parecido com Viracopos, que não explica nada”, disse Arly.

Arly acredita que a mudança é possível, já que no Brasil, pelo menos 51 aeroportos tiveram os seus nomes modificados. Deste total, 20 estão no estado de São Paulo. Somente a Infraero administra 67 aeroportos no país, pelo menos 31 são comandados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo e outras dezenas dirigidos por prefeituras e outros órgãos.

O maestro e compositor Carlos Gomes, nasceu em Campinas e se destacou internacionalmente, em virtudes das suas composições de óperas no século XIX. Sua obra mais conhecida foi O Guarani.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC