Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • 2010
  • Vereador propõe mudança no nome do Aeroporto de Viracopos

Vereador propõe mudança no nome do Aeroporto de Viracopos

Vereador propõe mudança no nome do Aeroporto de Viracopos

Ver. Arly de Lara Romeo


O vereador Arly de Lara Romeo (PSB) quer mudar o nome do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo ele, seria mais adequado que o local fosse chamado de Carlos Gomes - uma homenagem ao  campineiro, nascido em junho de 1836, e considerado um dos maiores maestros e compositores da história da música. 

Como a proposta não pode ser apresentada em forma de projeto de lei, uma vez que a Câmara não pode legislar sobre assuntos federais - Viracopos é administrado pela União - a saída foi apresentar uma moção de apelo, que foi aprovada na noite de segunda-feira pelos demais vereadores.

O documento será encaminhado nos próximos dias ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ao presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.

“Carlos Gomes é um patrimônio nacional, da humanidade. Nada mais justo fazer essa homenagem a ele. Viracopos? Ninguém sabe o porque deste nome. O Rio de Janeiro trocou o nome do aeroporto do Galeão para Tom Jobim. Galeão era parecido com Viracopos, que não explica nada”, disse Arly.

Arly acredita que a mudança é possível, já que no Brasil, pelo menos 51 aeroportos tiveram os seus nomes modificados. Deste total, 20 estão no estado de São Paulo. Somente a Infraero administra 67 aeroportos no país, pelo menos 31 são comandados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo e outras dezenas dirigidos por prefeituras e outros órgãos.


O maestro e compositor Carlos Gomes, nasceu em Campinas e se destacou internacionalmente, em virtudes das suas composições de óperas no século XIX. Sua obra mais conhecida foi O Guarani.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC

Publicada em 9/02/2010 16h41