Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • 2010
  • Vereadores participam do Fórum Social em Porto Alegre

Vereadores participam do Fórum Social em Porto Alegre

Vereadores participam do Fórum Social em Porto Alegre

Politizador (esq.) em sessão da Câmara

Os vereadores Antonio Francisco dos Santos, O Politizador (PMN) e Petterson Prado (PPS) foram os representantes da Câmara Municipal de Campinas no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Realizado entre os dias 25 e 29 de janeiro, o Fórum Social é um espaço de debate de idéias, reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil. O primeiro encontro foi realizado em 2001 e reuniu grupos que se diziam contra o neoliberalismo, o domínio do mundo pelo capital e qualquer forma de imperialismo. Uma das principais características do Fórum é a diversidade, já que não tem caráter governamental ou partidário.


O vereador politizador disse que sempre participou do Fórum como cidadão e se sentia honrado de neste ano ser um dos representantes oficiais da câmara no evento. Na condição de membro da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania, o Politizador apresentou algumas propostas, entre elas, os 10 mandamentos da natureza urbana, que diz respeito a um programa intensivo a ser adotado pelas prefeituras para evitar os danos de enchentes, como os que se verificam neste ano no Brasil.

A proposta, segundo ele, tem como objetivo criar uma consciência junto à população e autoridades, para evitar que os problemas só sejam lembrados no período das cheias.

Entre os Mandamentos estão a estruturação de favelas e da população que vive em áreas de risco; limpeza regular de margens de rios, córregos e galerias pluviais, além de garantir a integridade de áreas de preservação ambiental.Petterson

Ao completar uma década, o Fórum Social Mundial retornou a Porto Alegre, cidade que recebeu a primeira e mais três edições. Realizado na cidade em 2001, 2002, 2003 e 2005, o FSM passou pela Índia, em 2004, pela Venezuela, em 2006, pelo Quênia, em 2007, teve uma versão multicêntrica em 2008 e voltou ao Brasil em 2009, em Belém. A programação deste ano inclui mais 27 atividades pelo mundo para celebrar o décimo aniversário.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC

Publicada em 29/01/2010 12h49