Vereadores participam do Fórum Social em Porto Alegre

Politizador (esq.) em sessão da Câmara

Os vereadores Antonio Francisco dos Santos, O Politizador (PMN) e Petterson Prado (PPS) foram os representantes da Câmara Municipal de Campinas no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Realizado entre os dias 25 e 29 de janeiro, o Fórum Social é um espaço de debate de idéias, reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil. O primeiro encontro foi realizado em 2001 e reuniu grupos que se diziam contra o neoliberalismo, o domínio do mundo pelo capital e qualquer forma de imperialismo. Uma das principais características do Fórum é a diversidade, já que não tem caráter governamental ou partidário.

O vereador politizador disse que sempre participou do Fórum como cidadão e se sentia honrado de neste ano ser um dos representantes oficiais da câmara no evento. Na condição de membro da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania, o Politizador apresentou algumas propostas, entre elas, os 10 mandamentos da natureza urbana, que diz respeito a um programa intensivo a ser adotado pelas prefeituras para evitar os danos de enchentes, como os que se verificam neste ano no Brasil.

A proposta, segundo ele, tem como objetivo criar uma consciência junto à população e autoridades, para evitar que os problemas só sejam lembrados no período das cheias.

Entre os Mandamentos estão a estruturação de favelas e da população que vive em áreas de risco; limpeza regular de margens de rios, córregos e galerias pluviais, além de garantir a integridade de áreas de preservação ambiental.Petterson

Ao completar uma década, o Fórum Social Mundial retornou a Porto Alegre, cidade que recebeu a primeira e mais três edições. Realizado na cidade em 2001, 2002, 2003 e 2005, o FSM passou pela Índia, em 2004, pela Venezuela, em 2006, pelo Quênia, em 2007, teve uma versão multicêntrica em 2008 e voltou ao Brasil em 2009, em Belém. A programação deste ano inclui mais 27 atividades pelo mundo para celebrar o décimo aniversário.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC