Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • 2013
  • Câmara entrega Medalha Hércules Florence a seis especialistas

Câmara entrega Medalha Hércules Florence a seis especialistas

15/08/13
Câmara entrega Medalha Hércules Florence a seis especialistas

Plenário da Câmara

A Câmara Municipal de Campinas realiza sessão solene na próxima terça-feira (20/08) para a entrega da Medalha de Mérito Fotográfico “Hercules Florence” a seis profissionais.

Por indicação do vereador Gustavo Petta (PCdoB) , vão receber a honraria os fotógrafos Adriano Rosa, Kamá Ribeiro e Paulo Fleury. Por indicação da vereador Neusa do São João (PSD), serão homenageados a pesquisadora Fernanda Alves Sunega, a fotógrafa Isabela Senatore e o fotógrafo João Marcelo Chimenton.

A solenidade de entrega da honraria será realizada no dia 20 de agosto, a partir das 20 horas, no Plenário da Casa, localizada na Av. Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro da Ponte Preta.



Conheça os homenageados:



Indicações do vereador Gustavo Petta:


ADRIANO ROSA - Formado em jornalismo pela PUCCAMP em 1988, Adriano Rosa, 47 anos, começou sua carreira no jornal Diário do Povo. De agosto de 1989 a setembro de 1991 trabalhou no Correio Popular com repórter fotográfico, mas também publicou reportagens sobre programas de rádio, fez críticas de música de MPB e música regional, além de ter produzido textos para o caderno de Turismo do jornal.

Entre os anos de 1995 e 2006 pesquisou a música produzida de forma independente no Brasil, visitando inúmeros festivais de música popular realizadas anualmente em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande de Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Trabalhou também na produção de fotos para capas de CDs para diversos estúdios, fotografando inúmeros festivais de música. Compositor, foi finalista em duas edições do Festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV/Rede Globo.



KAMÁ RIBEIRO - Formado em cursos de Fotografia ministrados pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), além de ter frequentado cursos de extensão no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). Kamá trabalhou como laboratorista e fez trabalhos freelancer no jornal Diário Popular, em São Paulo. Além disso, atuou como técnico de estúdio e laboratório fotográfico na Universidade Paulista (UNIP) e na Metrocamp.



PAULO FLEURY - Formando em Comunicação Social pela PUCCAMP, Paulo Fleury tem experiência na produção de conteúdo de marketing e material jornalístico com foco na programação visual, conteúdo editorial, fotografias e vídeo.


Atualmente atua como consultor de negócios e assessoria empresarial – com atuação em empresas, eventos, editoração de material publicitário e jornalistico. Além disso, atuou como empresa produtora de programa para televisão e empresas.



Indicação da vereadora Neusa do São João:


FERNANDA ALVES SUNEGA - Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolve pesquisa na área de fotografia já há vários anos. Participou das atividades (workshops, passeios etc) realizadas pelo FotoClube Campinas desde meados de 2010, destacando as áreas de retratos, fotografia urbana e esportiva as de maior atuação.


Atualmente trabalha como fotógrafa freelancer na área de esportes para a
Agência Futebol Interior cobrindo os principais jogos de futebol de Campinas, e na Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campinas cobrindo as atividades relacionadas ao governo municipal do prefeito Jonas Donizette para o portal institucional.

Participou da seleção de obras e exposição "Se o mundo acabar, qual foto você deixaria como registro de nossos dias?” organizada pelo Núcleo de Fotografia de Campinas (NUFCA).
Suas fotos foram publicadas com destaque em diversos jornais, entre eles no Jornal Correio Popular, Jornal Metro, Jornal Destak, Jornal DIário de São Paulo, além de diversos sites, entre eles IG, G1, Globo esporte, Placar, R7 e Futebol Interior.



ISABELA SENATORE - Nascida em Campinas, estudou de 1998 a 2001 fotografia no Art Institute of Boston, E.U.A. Em 2000 participou na área de pesquisas para revistas na Magnum Photos, New York City. De 2001 a 2011, acompanhada da fotógrafa americana Jane Tuckerman,
documentou rituais e festividades religiosas no México, Índia e Brasil. Das viagens realizadas com a fotógrafa Jane, foi publicado um livro “Ghosts” de Jane Tuckerman.

Em 2009 como Coordenadora Editorial publicou um livro “Diante dos Outros”
de Miklós Náday. Em 2009 e 2012 Isabela Senatore desenvolve projetos de documentário sobre
a OSMC em Campinas e para a regente Ligia Amadio, OSUSP na Sala São Paulo.

Em 2011 Isabela participou de um livro " 1 sec. " , Global Impressions of Bosch. Foram selecionados no mundo 125 fotógrafos e 125 lugares , todos fotografaram na mesma hora, no mesmo segundo. Atualmente Isabela Senatore trabalha como fotógrafa publicitária
atendendo empresas. Continua a desenvolver projetos de documentário e participando de exposições.


JOÃO MARCELO CHIMENTON - Nascido em 1972, João Marcelo é fotógrafo desde 1996, quando concluiu o curso de Publicidade e Propaganda da PUCCAMP. Bacharelado em Ciências Sociais e Cursos de Fotografia e Laboratório em Preto e Branco, passou a trabalhar com fotografia de moda – como a que realizou no StudioUno, em Barcelona, na Espanha. Fez ainda foto documentário ( em Juazeiro do Norte-CE, Delta do Parnaíba-PI e Barreirinhas-MA), além de fazer fotos de produtos, retratos, de estúdio e fotografia industrial. Participou de inúmeras exposições




Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 15/08/2013 10h29