Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Novembro
  • Câmara apóia e participa da 6ª Semana da Educação, promovida pela FEAC e Compromisso pela Educação de 9 a 13 de novembro; confira a programação

Câmara apóia e participa da 6ª Semana da Educação, promovida pela FEAC e Compromisso pela Educação de 9 a 13 de novembro; confira a programação

09/11/2015

A Câmara Municipal de Campinas está apoiando – e participando – da  6ª edição da Semana da Educação de Campinas, promovida pela Fundação Feac e o movimento Compromisso Campinas pela Educação. “Estamos divulgando a Semana na TV Câmara, participaremos da abertura nesta segunda e também do debate sobre o papel da mídia nos desafios da educação, na sexta-feira. Para o ano que vem estamos conversando com a Feac para termos uma participação mais ativa, inclusive sediando parte da programação no Plenário e com transmissão ao vivo”, diz o vereador Rafa Zimbaldi, presidente do legislativo.

Como a cerimônia de abertura coincide com a sessão ordinária presidida por Rafa Zimbaldi nesta noite, a Casa deverá ser representada pelo vereador Thiago Ferari (PTB) nesta noite. A atual edição do evento terá como  foco a Valorização da Escola. Pais, alunos, professores e a comunidade em geral estão convidados a participar de oficinas, debates, palestras e muitas outras atrações, promovidos pela Fundação FEAC no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE).

Com exceção dos eventos reservados a convidados, todos os outros são gratuitos e abertos ao público. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. Certificados serão posteriormente emitidos e enviados por e-mail.

Sobre o Compromisso Campinas pela Educação

Lançado em 2007, sob liderança da Fundação FEAC, o Compromisso Campinas pela Educação visa a mobilizar a sociedade civil afim de chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas/SP.

EVENTO 1 – Aberto ao público
Solenidade de abertura
“Escola, Cultura e Cidadania: A escola como espaço de convivência, diálogo, renovação e criatividade”, com Maria Alice (Neca) Setubal

Mini Currículo – Maria Alice Setubal (Neca Setubal), socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e mestre em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e da Fundação Tide Setubal.

Data: 09/11/2015 (2ª feira)

Local: Teatro Brasil Kirin (Shopping Center Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas/SP)

Horário: 18h30

EVENTO 2 – Aberto ao público
“Observando Campinas – Novos estudos do Observatório da Educação”

Apresentação de novos estudos do Observatório da Educação de Campinas, com a presença do Prof. Dr. Dalton Francisco de Andrade e da Dra. e pesquisadora Stella Silva Telles. A apresentação será seguida de debate com mediação da Profa. Dra. Maria Inês Fini, coordenadora do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação.

Data: 10/11/2015 (3ª feira)

Local: Auditório FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina, Campinas/SP)

Horário: 9h

 

EVENTO 3 – Aberto ao público
Oficina para educadores “Arte e Corpo na educação: caminhos para a valorização da escola”, com Márcia Strazzacappa

Oficina prática que visa proporcionar aos participantes atividades de sensibilização e criação corporal por meio da exploração de movimentos e sons.

Data: 10/11/2015 (3ª feira)

Local: Auditório FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina, Campinas/SP)

Horário: 14h

Observação: É necessário o uso de roupas confortáveis para prática das atividades corporais.

EVENTO 4 – Aberto ao público
“Brincar na Primeira Infância: ensina, aproxima e encanta!”

Afinal, para que serve o brincar na Educação Infantil? Para responder a esse questionamento, profissionais da área de educação se reúnem para problematizar, refletir e apontar caminhos nessa jornada. Participação de Suzana Montauriol e Eliana Aparecida Pires da Costa.

Data: 10/11/2015 (3ª feira)

Local: NAED LESTE (Rua Padre Domingos Guianini-  276 – Parque Altos do Taquaral, Campinas/SP)

Horário: 14h

 

EVENTO 5 – Aberto ao público
“Debaixo de um pé de manga: bate papo com Tião Rocha“

O antropólogo e educador popular Tião Rocha abordará o tema “Valorização da escola”, a partir do aprendizado no Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) e de reflexões como: As escolas podem ser lugares tão aprazíveis e tão interessantes que todos – alunos, professores e funcionários – exijam aulas aos sábados, domingos e feriados? É possível construir educação de qualidade debaixo de um pé de manga?

Data: 10/11/2015 (3ª feira)

Local: Salão Vermelho (Avenida Anchieta, 200 – Centro de Campinas/SP)

Horário: 19h

 

EVENTO 6 – Aberto ao público
“Planos de educação: O fazer acontecer!”

Mesa de debate sobre o contexto, os desafios e as perspectivas para implementação e monitoramento dos Planos de Educação em âmbito Nacional, Estadual e Municipal com Maria Helena Guimarães de Castro (diretora-executiva da Fundação SAEDE), Francisco Carbonari (presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo) e Antônio Sertório (coordenador do Fórum Municipal de Educação de Campinas), com  mediação de Ismael Bravo (Dr. em Educação pela Unicamp, assessor/consultor em Políticas Públicas e Sistemas Educativos no setor público e privado e membro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação).

Data: 11/11/2015 (4ª feira)

Local: Auditório FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina, Campinas/SP)

Horário: 9h

 

EVENTO 7 – Reservado a convidados
Cerimônia de encerramento do programa “Nosso planeta, nossa casa”  

Apresentação dos resultados e entrega de certificados para escolas e professores participantes do Programa “Nosso Planeta, Nossa Casa”, desenvolvido pela Junior Achievement, com apoio da Fundação Educar DPaschoal e PPG.

Data: 11/11/2015 (4ª feira)

Local: Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha (Av. Amoreiras, 165, Parque Itália, Campinas/SP)

Horário: 14h

 

EVENTO 8 – Aberto ao público
“Gestão pedagógica na perspectiva das diferenças”

Marília Costa Dias debaterá as premissas de uma prática pedagógica que concebe as diferenças como inerentes e enriquecedoras, tendo como foco a ação didática do professor para promover aprendizagem em grupos heterogêneos, por meio do uso de estratégias flexíveis para atender às necessidades individuais de um grupo diversificado de alunos, e da complementaridade com a educação especial.

Data: 11/11/2015 (4ª feira)

Local: Auditório FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina, Campinas/SP)

Horário: 14h

 

EVENTO 9 – Aberto ao público
“Educação Integral e Assistência Social”

Mesa redonda com objetivo de discutir desafios e alcances das ações integradas entre as políticas de Educação Integral e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município de Campinas, com a participação de Célio Vanderlei de Moraes (Psicólogo e mestre em sociologia política) e Juliana Gomes dos Santos (Pedagoga e mestre em Educação).

Data: 11/11/2015 (4ª feira)

Local: Teatro Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália, Campinas /SP)

Horário: 18h30

EVENTO 10 – Aberto ao público
“Desafios e Perspectivas para construção da Base Nacional Comum Curricular“

Mesa de debate sobre a elaboração, desafios e perspectivas da Base Nacional Comum Curricular com representantes do Movimento pela Base Nacional Comum, UNDIME, Todos Pela Educação e do MEC. Mediado pela Profa. Dra. Maria Inês Fini, coordenadora do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação.

Data: 12/11/2015 (5ª feira)

Local: Auditório FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina, Campinas/SP)

Horário: 9h

Evento 11 – Aberto ao público

Oficina para educadores “A importância do papel de professor na vida do aluno”, com Luiz Contro

Vivência com o tema ‘Valorização da escola’, por meio da metodologia do psicodrama e diálogo sobre a utilização do psicodrama no campo da educação.

Data: 12/11/2015 (5ª feira)

Local: Auditório da FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina, Campinas/SP)

Horário: 14h

EVENTO 12 – Aberto ao público
“Diálogos na escola”

A professora de psicologia da aprendizagem, Adriana Ramos, irá, a partir de situações reais, dialogar à luz de uma comunicação construtiva sobre conflitos cotidianos que ocorrem no ambiente escolar e que impactam desfavoravelmente nas relações interpessoais dos sujeitos que compõe este ambiente e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.

Data: 12/11/2015 (5ª feira)

Local: EE Artur Segurado (Av. Brasil, 2080 – Jardim Brasil, Campinas/SP)

Horário: 14h

 

EVENTO 13 – Reservado a convidados
6º Concurso Cultural de Redação “Minha Família na Escola”
Solenidade de premiação

Data: 12/11/2015 (5ª feira)

Local: Vert Eventos (Rua Rei Salomão, 231 – Jardim Conceicão, Distrito de Sousas, Campinas/SP)

Horário: 19h

EVENTO 14 – Aberto ao público
“O papel da mídia nos desafios da educação”
Encontro voltado para profissionais da imprensa de Campinas e região

Data: 13/11/2015 (6ª feira)

Local: Sede da FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jardim Brandina, Campinas/SP)

Horário: 9h

EVENTO 15 – Aberto ao público
“Valorizar a escola é valorizar a sociedade!”

Evento de encerramento da Semana da Educação, com a participação de André Gravatá, grêmios escolares e jovens engajados com a educação pública de Campinas. Atrações culturais farão parte das atividades que pretendem inspirar e motivar a luta pelo direito à educação.

Data: 13/11/2015 (6ª feira)

Local: Escola Estadual Orlando Signorelli (Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n, DIC VI, Campinas/SP)

Horário: 15h

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal com informações da Assessoria da FEAC

Publicada em 9/11/2015 17h54