• Novembro

Projeto Ruas de Histórias Negras é lançado com homenagem a Mestre Tito

09/11/2015

O Ato em homenagem a Mestre Tito, na rua que leva seu nome na Vila Industrial, contou com a participação de membros de comunidades de matriz africana e do movimento negro, na manhã deste domingo (8 de novembro). A homenagem marcou o lançamento oficial do projeto ‘Ruas de Histórias Negras’, de autoria do vereador Carlão do PT, que consiste na instalação de placas com fotos e informações de personalidades negras que dão nome a ruas, praças e locais históricos da cidade.

Uma destas placas foi instalada na Rua Mestre Tito (Tito de Camargo Andrade). Ele foi um curandeiro com grande conhecimento sobre ervas e que curou vários barões, além de realizar o sonho de iniciar a construção da igreja de São Benedito (finalizada por Ramos de Azevedo), em Campinas. O ato contou com as bençãos da Mãe Corajacy, com ervas e alfazema, a mesma essência utilizada na lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana.

O vereador agradeceu a todos os envolvidos, especialmente a militante Edna Lourenço, responsável pela pesquisa e articulação do Projeto. “Essa é mais uma ferramenta para dar visibilidade a nossos heróis, pessoas que lutaram ao lado do povo e não tiveram o reconhecimento escrito de forma correta nos livros de história. Contar essa história é a única forma de garantir que no futuro não tenhamos mais uma sociedade racista, discriminatória e que não nos respeita”, disse Carlão.

Sinfonia dos Orixás

O lançamento oficial do ‘Ruas de Histórias Negras’ teve sequência com a apresentação do concerto ‘Sinfonia dos Orixás’, de Almeida Prado, pela Orquestra Sinfônica de Campinas, no Teatro Castro Mendes (para convidados), com expressiva participação de comunidades de matriz africana, entre outros convidados. Esta foi a terceira vez que a Sinfônica apresentou esse concerto.

Resgate

O objetivo da proposta de Carlão é resgatar a relevante contribuição dos afrodescendentes na construção da cidade e do país. Além da Mestre Tito, outros três locais já contam com a placa: Capela Nossa Senhora do Fundão (Avenida da Abolição), Rua Grande Otelo (Vila União) e Praça José Neves Balthazar (Vila Castelo Branco). Ao todo, em 42 locais indicados por Carlão já foi autorizada a instalação de placas, que está sendo realizada pela Setec (Serviços Técnicos Gerais).

Mais atividades

As atividades de lançamento do ‘Ruas de Histórias Negras’ incluem homenagens a personalidades negras nos outros três locais aonde já estão instaladas as placas. Dia 13 (sexta-feira), às 18h30, será realizada uma Missa Crioula na Capela Nossa Senhora da Penha (antiga Capela Santa Cruz do Fundão), na Avenida da Abolição. A Missa Crioula é uma celebração que introduz elementos da cultura africana no ritual católico. A capela se tornou símbolo de resistência pois rememora a morte do negro escravizado.

No dia 22 de novembro (domingo), às 10 horas, será realizada uma homenagem a Grande Otelo, na rua que leva o nome do artista na Vila União. No último domingo do mês (29), a homenagem será a José Neves Balthazar, que dá nome à Praça na Vila Castelo Branco, às 10h. Balthazar foi secretário da Liga Humanitária dos Homens de Cor, autor do hino em homenagem a Campinas (1977), poeta e compositor.

Zumbi dos Palmares

Entre as atividades do mês de novembro também está a tradicional entrega do Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Campinas, dia 20 de novembro (sexta-feira), às 20 horas. A homenagem é feita a cidadãos e cidadãs que se destacam na luta pela igualdade racial.

• Com informações do Projeto ‘Ruas de Histórias Negras’, de autoria do vereador Carlão (Campinas-SP), cuja pesquisa foi realizada pela comendadora Edna Almeida Lourenço com apoio da historiadora Alessandra Ribeiro.

Obs.: Os 42 locais que receberão as placas podem ser conferidos em: http://www.carlaopt.com.br/2015/11/ruas-de-historias-negras-resgata.html

Serviço:

Missa Crioula

Dia 13 de novembro (sexta-feira), às 18h30, na Capela Nossa Senhora da Penha (Avenida da Abolição, 1007, bairro Ponte Preta).

Diploma Zumbi dos Palmares

Dia 20 de novembro (sexta-feira), às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal (Avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta).

Comissão da Verdade da Escravidão Negra

Dia 26 de novembro (quinta-feira), 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal (Avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta). Debate Público de apresentação da Comissão, criada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Homenagem a Grande Otelo

Dia 22 de novembro (domingo), às 10 horas, na Rua Grande Otelo (Vila União).

Homenagem a José Neves Balthazar

Dia 29 de novembro (domingo), às 10 horas, na Praça José Neves Balthazar (Vila Castelo Branco).

Texto e foto: Assessoria de Imprensa do vereador Carlão do PT

Publicada em 9/11/2015 17h57