• Setembro

CEE da Câmara deverá ouvir refugiados sírios e haitianos na próxima semana

18/09/2015

Com a presidência do vereador Pedro Tourinho (PT), a Comissão Especial de Estudos (CEE) para discutir ações de acolhimento, integração e ajuda humanitária aos refugiados sírios e haitianos em Campinas definiu – em sua primeira reunião, realizada nesta sexta (18) - que irá ouvir imigrantes na próxima semana para identificar as principais necessidades destas pessoas.

“Ainda definiremos a data, mas estamos identificando alguns refugiados e imigrantes destes países para conversar com eles. Além disso, vamos procurar saber o que existe no município em termos de políticas públicas para esses casos, bem como se as cidades da região já têm alguma experiência que possa ser aplicada. Essas serão as próximas ações”, informou Tourunho.

A reunião também contou com a participação da pós-doutoranda em imigração do Núcleo de Estudos de População da Unicamp, Patrícia Villen. “É um erro tratar o imigrante como temporário. Ele tem seus direitos e pode contribuir com a construção e transformação da nossa sociedade. O desafio é grande, mas não impossível”, disse.

Definido como relator da CEE, o vereador do PSD Vinícius Gratti se mostrou preocupado com o fato de os imigrantes nem sempre virem acompanhados de suas famílias. “Precisamos saber como os refugiados estão se comunicando com os familiares que por acaso não tenham vindo junto com eles.” A comissão também conta com o vereador Gustavo Petta (PCdoB), que neste primeiro encontro foi representado pelo assessor Bruno Ribeiro.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 18/09/2015 17h30