• Setembro

Encontro nacional de vereadores é proposto em reunião do Parlamento da RMC realizada em Nova Odessa

08/09/2015

Vereadores das Câmaras das 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas participaram de Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano na última  sexta (4), no plenário da Câmara de Nova Odessa. O vereador Rafa Zimbaldi, presidente do Legislativo de Campinas e do Parlamento da RMC – ao lado do vereador Vladimir Antonio da Fonseca, presidente da Câmara de Nova Odessa – recebeu, entre outros parlamentares, o presidente da Câmara e do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre, Mauro Pinheiro, que veio à Campinas especialmente para acompanhar o trabalho da instituição da RMC.

Durante o encontro, Rafa Zimbaldi salientou que a alteração no estatuto do Parlamento, que busca estrutura física e de pessoal para realizar suas atividades, segue sendo debatida e em breve será levada à discussão e aprovação, assim como a Campanha Mais Árvores, Mais Água, Mais Vida, que se encontra em fase final de elaboração do projeto técnico. Rafa destacou também a importância do intercâmbio com o Parlamento de Porto Alegre e da possibilidade da realização do encontro nacional.

“Trata-se de uma proposta interessante, que estaremos discutindo com um pouco mais de amplitude junto ao vereador Mauro Pinheiro, da Câmara gaúcha. É necessário que os vereadores estejam unidos para ganhar representatividade e força nos questionamentos junto aos governos estadual e federal. Foi um ponto importante da discussão em Nova Odessa, que mostrou outras situações interessantes, como a preocupação com o Meio Ambiente, com a Segurança e com a Mobilidade Urbana”, disse Zimbaldi.

Mauro Pinheiro, por sua vez, mostrou-se satisfeito com a visita e com a troca de experiências. “Vivenciar a Reunião Ordinária do Parlamento foi importante e estaremos debatendo questões de forma conjunta a partir de agora. A proposta do Encontro Nacional vem ao encontro às necessidades de todos e vamos buscar uma maneira de efetivá-la. Mas, além do Parlamento, foi muito importante a troca de experiências com a Câmara de Campinas, a TV Câmara e o formato de Comunicação estabelecido na Casa. Classifico como uma viagem muito importante e que nos dará oportunidade de avançar nas melhorias e na inovação da nossa Câmara e no Parlamento da Grande Porto Alegre”.

Com vários presidentes de Câmaras e um número considerável de vereadores no plenário, a reunião de Nova Odessa teve também uma palestra do historiador, pesquisador e escritor, Natanael dos Santos. No final, o presidente da Câmara, Vladimir Antonio da Fonseca, o professor Bi, disse que a cidade está honrada com a presença e com os debates do Parlamento. “Seguimos avançando nos debates, buscando soluções para problemas comuns da Região Metropolitana. Esta reunião fica especialmente marcada pela troca de experiências com os companheiros de Porto Alegre, motivo que nos enche de orgulho. Afinal, Nova Odessa foi palco de um momento significativo do Parlamento”, afirmou. A próxima reunião do Parlamento Metropolitano da RMC acontece, de forma antecipada, no município de Holambra.

TV Câmara

Após a reunião do Parlamento, a comitiva de Porto Alegre seguiu para Campinas, onde conheceu a Câmara Municipal e, em especial, a TV Câmara Campinas. O Legislativo de POA também tem um canal próprio, que por sinal é transmitido igualmente em UHF 61.3, e se mostrou interessado por programas e projetos de parceria desenvolvidos pelo canal campineiro – entre eles o “Direto da Universidade”, programa fruto de cooperação com a PUC-Campinas que estreou na última sexta-feira. Com isso, uma troca de informações e experiências entre os dois canais já foi iniciada.

Texto e fotos: Assessorias de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas e do Parlamento da Região Metropolitana

Publicada em 8/09/2015 18h10