• Agosto

TV Câmara participa de reunião com Justiça Eleitoral sobre determinações envolvendo Horário Eleitoral Gratuito, que se inicia no próximo dia 26 de agosto

19/08/2016

Na sexta-feira da próxima semana, dia 26 de agosto, se inicia o Horário Eleitoral Gratuito, e a TV Câmara Campinas – que, como os demais canais de TV em sinal aberto, irá transmitir a propaganda – esteve presente nesta quinta (19) em reunião realizada pela 379ª Zona Eleitoral de Campinas. O encontro, que reuniu tanto representantes de emissoras de rádio e TV da cidade quanto dos partidos e coligações que produzirão as peças publicitárias, foi coordenado pelo juiz eleitoral Renato Siqueira de Pretto.

O objetivo da Justiça foi explanar sobre as regras vigentes para a veiculação da propaganda, bem como dirimir eventuais dúvidas inclusive sobre aspectos de formato das peças e horários limite para que sejam entregues aos veículos. Basicamente, as propagandas se dividirão em dois tipos, os “blocos” – destinados aos candidatos a prefeito – e as inserções, que conterão tanto propaganda dos prefeituráveis quanto dos candidatos a uma das 33 cadeiras do Legislativo.

Os blocos, no caso das televisões, serão exibidos de segunda a sábado das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40 – no caso da TV Câmara, nas segundas e quartas-feiras à noite a transmissão ao vivo das sessões será interrompida durante a veiculação. A divisão destes dez minutos entre os nove candidatos segue aos critérios de proporção estabelecidos pela Lei Eleitoral.

Na reunião de ontem foi realizado o sorteio que define a ordem dos programas dos candidatos a prefeito, sendo que sempre no dia seguinte ela é invertida. A sequência será a seguinte: Rede, PCO, Coligação Mudança de Verdade (PSD-PEN), Coligação Com a Força do Povo (PDT-  PTC), PSTU, PSOL, Coligação Campinas Olhando Pra Frente (PSB / PP / PPL /PTB / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / PPS / DEM / PSDC / PRTB / PMN / PMB / PV / PSDB / PC do B / PROS / PT do B / SD / PRP / PRB), PHS e PT. Ou seja, no dia 26, a propaganda começa pela Rede e termina pelo PT, no dia 27 começa pelo PT e termina com Rede e segue-se alternando nos próximos dias.

Já as inserções – de 30 ou 60 segundos cada - terão um total de 70 minutos diários, distribuídos entre as 5 horas e a meia-noite. Deste total diário, 50% (42 minutos) serão destinados a campanhas a prefeito e os outros 40% (28 minutos), para as propagandas a vereador. A propaganda eleitoral gratuita será exibida até o dia 29 de setembro, quando se encerra o período da veiculação. Caso haja segundo turno, a propaganda eleitoral para o período será de 5 a 28 de outubro.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 19/08/2016 15h06