Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Agosto
  • TV Câmara participa de reunião com Justiça Eleitoral sobre determinações envolvendo Horário Eleitoral Gratuito, que se inicia no próximo dia 26 de agosto

TV Câmara participa de reunião com Justiça Eleitoral sobre determinações envolvendo Horário Eleitoral Gratuito, que se inicia no próximo dia 26 de agosto

19/08/2016

Na sexta-feira da próxima semana, dia 26 de agosto, se inicia o Horário Eleitoral Gratuito, e a TV Câmara Campinas – que, como os demais canais de TV em sinal aberto, irá transmitir a propaganda – esteve presente nesta quinta (19) em reunião realizada pela 379ª Zona Eleitoral de Campinas. O encontro, que reuniu tanto representantes de emissoras de rádio e TV da cidade quanto dos partidos e coligações que produzirão as peças publicitárias, foi coordenado pelo juiz eleitoral Renato Siqueira de Pretto.

O objetivo da Justiça foi explanar sobre as regras vigentes para a veiculação da propaganda, bem como dirimir eventuais dúvidas inclusive sobre aspectos de formato das peças e horários limite para que sejam entregues aos veículos. Basicamente, as propagandas se dividirão em dois tipos, os “blocos” – destinados aos candidatos a prefeito – e as inserções, que conterão tanto propaganda dos prefeituráveis quanto dos candidatos a uma das 33 cadeiras do Legislativo.

Os blocos, no caso das televisões, serão exibidos de segunda a sábado das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40 – no caso da TV Câmara, nas segundas e quartas-feiras à noite a transmissão ao vivo das sessões será interrompida durante a veiculação. A divisão destes dez minutos entre os nove candidatos segue aos critérios de proporção estabelecidos pela Lei Eleitoral.

Na reunião de ontem foi realizado o sorteio que define a ordem dos programas dos candidatos a prefeito, sendo que sempre no dia seguinte ela é invertida. A sequência será a seguinte: Rede, PCO, Coligação Mudança de Verdade (PSD-PEN), Coligação Com a Força do Povo (PDT-  PTC), PSTU, PSOL, Coligação Campinas Olhando Pra Frente (PSB / PP / PPL /PTB / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / PPS / DEM / PSDC / PRTB / PMN / PMB / PV / PSDB / PC do B / PROS / PT do B / SD / PRP / PRB), PHS e PT. Ou seja, no dia 26, a propaganda começa pela Rede e termina pelo PT, no dia 27 começa pelo PT e termina com Rede e segue-se alternando nos próximos dias.

Já as inserções – de 30 ou 60 segundos cada - terão um total de 70 minutos diários, distribuídos entre as 5 horas e a meia-noite. Deste total diário, 50% (42 minutos) serão destinados a campanhas a prefeito e os outros 40% (28 minutos), para as propagandas a vereador. A propaganda eleitoral gratuita será exibida até o dia 29 de setembro, quando se encerra o período da veiculação. Caso haja segundo turno, a propaganda eleitoral para o período será de 5 a 28 de outubro.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 19/08/2016 15h06