• Março

História das vereadoras de Campinas, mulheres em profissões incomuns e muito mais: TV Câmara faz programação especial em homenagem ao 8 de março

07/03/2016

Enéa Caldato: aos 87 anos, ex-vereadora relembra história feminina no parlamento

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a TV Câmara Campinas coloca no ar nesta segunda-feira (7) uma programação recheada de matérias focadas no sexo feminino durante todo o mês. Já na edição das 17h30 do jornal Câmara Notícia, desta segunda (7), a jornalista Mirna Mara mostra um pouco da história das 14 vereadoras eleitas pela cidade, com destaque especial para Enéa Caldato Raphaelli, que aos 87 anos relembra como foi ser a primeira vereadora eleita por voto direto como titular da casa (as parlamentares que vieram antes dela assumiram a partir da suplência).

A matéria especial completa sobre as vereadoras, com duração de mais de 20 minutos, será exibida randomicamente no “Câmera na Rua”, durante a programação diária de hoje a 31 de março. Ainda durante esta semana no jornal diário Câmara Notícia serão exibidas diversas reportagens mostrando um pouco da vida de mulheres que atuam em trabalhos tidos como pouco comuns ao sexo feminino, como halterofilista, tatuadora, barbeira e cartunista.

No quadro “Você Sabia” especial Olimpíadas, no ar no jornal desta segunda com repetição a partir das 11h30 de terça, dia 8 de março de 2016, a reportagem fala sobre a participação das mulheres na história dos jogos Olímpicos. E, ainda amanhã, a TV Câmara transmite ao vivo a cerimônia de entrega do diploma de mérito Mulher Virtuosa, a partir das 20 horas.

Na quarta-feira (9), às 16 horas, entra no ar a edição inédita do programa Questão de Ordem com o tema “Empoderamento da Mulher”. O debate, ao vivo, terá participação da vereadora Neusa do São João (sem partido), presidente da Comissão Permanente da Mulher, a advogada Lúcia D'otaviano e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cléo Dias. O programa será reprisado em outros dias e horários durante o mês.

Por fim, no dia 18 de março, a TV Câmara – sempre em UHF digital 61.3,  no canal 4 da NET ou no site www.campinas.sp.leg.br -  transmite ao vivo apresentação do Centro Escolar Municipal de Música “Manoel José Gomes” (Cemmaneco) em homenagem ao Mês da Mulher. O evento, realizado no Plenário do Legislativo, é gratuito e aberto ao público.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 7/03/2016 17h15