• Março

Rossini presidirá CEE para discutir criação de Centro de Referência contra racismo e a discriminação religiosa

07/03/2016

O vereador Luiz Carlos Rossini (PV) propôs a criação de uma Comissão Especial de Estudos(CEE)  na Câmara Municipal para avaliar a possibilidade da instalação de um Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa em Campinas. A proposta foi acatada pela Casa e os integrantes foram definidos por sorteio. Além de Rossini, que presidirá a CEE, os demais componentes serão os parlamentares Carlão do PT, Cid Ferreira (SD), Paulo Galtério (PSB) e Gustavo Petta (PC do B).

A unidade teria a função básica de receber e encaminhar toda e qualquer denúncia de discriminação racial, mesmo que de forma velada, além de promover o acompanhamento jurídico, social e psicológico das vítimas de violência que tenha por fundamento a discriminação racial ou religiosa, o racismo e o preconceito. “Queremos no âmbito da Comissão de Estudo promover o debate e aprofundar os critérios sobre o conceito, o modelo e a estrutura da criação de um centro de referência com essas características, e ao mesmo tempo definir uma política pública eficaz para acabar com todos os tipos de preconceitos arraigados na nossa sociedade”, afirma Rossini.

O vereador ainda lembra ainda que o próprio Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania há muito tempo reivindica a criação de um Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa. “O Orçamento Participativo de 2014 aprovou a instalação do referido centro de referência como uma das principais prioridades na área de direitos humanos e cidadania”, relata.

Texto: Assessoria de Imprensa do vereador Luiz Carlos Rossini, com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 7/03/2016 21h01