Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Março
  • Em sessão realizada na véspera do Dia Internacional da Síndrome, vereadores recebem jovem Down; confira a votação desta segunda (20)

Em sessão realizada na véspera do Dia Internacional da Síndrome, vereadores recebem jovem Down; confira a votação desta segunda (20)

20/3/2017

A 13ª sessão ordinária da Câmara de Campinas, realizada nesta segunda (20), dia que antecede o Dia Internacional da Síndrome de Down, foi marcada pela presença do jovem Júlio Cesar Alvarenga, que nasceu com síndrome. A convite do vereador Permínio Monteiro (PV), o rapaz aproveitou a semana de comemoração para vir a Casa para trazer a todos uma mensagem de inclusão e respeito.

“Ressalto que a síndrome de Down não é uma doença, é apenas uma alteração genética. Quem tem Down, como o Júlio, tem características únicas, com as quais podemos e devemos aprender muito”, afirma o vereador, Permínio, que falou também na Tribuna sobre o trabalho de instituições em Campinas como a Fundação Síndrome de Down (Barão Geraldo) e o Centro de Educação Especial Síndrome de Down (Vila Brandina), que oferecem apoio as famílias e suporte no desenvolvimento das pessoas com essa característica, para que possam ser inseridas no ambiente escolar e também no mercado de trabalho.

No intervalo da sessão, o presidente da casa, vereador Rafa Zimbaldi (PP), recebeu Julio e conversou com ele sobre como a população pode fiscalizar e acompanhar o trabalho dos vereadores. “O Julio é um exemplo a ser seguido por muitos cidadãos, pois ele se interessa pela cidade e queria conhecer a Casa e ver de perto uma sessão ordinária. A Câmara sempre atua pela inclusão das pessoas e tê-lo nesta noite foi um privilégio a todos nós”, diz Rafa.  

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março por uma alusão a trissomia do cromossomo 21, característica da síndrome. A comemoração visa conscientizar a população para a igualdade de direitos e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. Atualmente, cerca de 270 mil pessoas no Brasil tem a síndrome. Confira abaixo a votação nesta noite:

1) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 15/17, Processo nº 222.999, de autoria do senhor Campos Filho, que concede Título de Cidadão Campineiro ao Sr. Evaristo Eduardo de Miranda. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável. O homenageado é natural de São Paulo, possui mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier, na França. É professor orientador, credenciado em mestrado da USP e da UNICAMP e é diretor do Instituto Ciência e Fé (Curitiba). Trabalha com desenvolvimento sustentável e suas pesquisas sobre gestão territorial da agricultura buscam conciliar proteção ambiental e produção. Foi também consultor da ONU na Rio-92.

2) APROVADO. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 05/17, Processo nº 222.968, de autoria do Prefeito Municipal, que altera o inciso II do art. 1º da Lei Complementar nº 89, de 01 de dezembro de 2014, que "desincorpora da classe de bens públicos de uso comum do povo e transfere para a classe de bens dominicais e autoriza o Poder Executivo a alienar exclusivamente aos proprietários dos imóveis lindeiros áreas de propriedade municipal localizadas no loteamento Jardim Botânico de Campinas - parte 2ª, e dá outras providências". Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável. O protejo tem como objetivo fazer uma correção de um erro numérico na metragem da descrição da área que foi alienada na ocasição da publicação da lei complementar.

3) APROVADO. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 07/17, Processo nº 222.970, de autoria do Prefeito Municipal, que altera o art. 3º da Lei Complementar nº 53, de 20 de dezembro de 2013, que “desincorpora da classe de bens públicos de usos comum do povo e transfere para a classe de bens dominicais áreas de propriedade da municipalidade, autoriza a venda a proprietários lindeiros, institui servidões e dá outras providências”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável. A alteração proposta se dá em virtude de que a Sanasa manifestou a necessidade de instituição de viela sanitária em parte da área que foi alienada, portanto o projeto quer regularizar as medidas corretas que de fato serão alienadas para os proprietários lindeiros.

4) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 149/16, Processo nº 222.547, de autoria do senhor Vinicius Gratti, que concede Medalha de Mérito Fotográfico "Hércules Florence" a Martinho Caires. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável. O homenageado é fotógrafo, fotojornalista, professor de fotografia, produtor cultural e profissional de Marketing graduado pela UNIP e pós-graduado em Gestão no terceiro setor pela Unicamp. Ganhador de diversos prêmios e com vários projetos contemplados pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas).

5) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 175/16, Processo nº 222.923, de autoria do senhor Gustavo Petta, que concede Diploma de Mérito Educacional “Prof. Darcy Ribeiro” a Mário Guerreiro. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável. O homenageado atuou como professor universitário de graduação e pós-graduação há 25 anos. Já escreveu artigos científicos e capítulos de livros sobre Economia. Cursou mestrado em administração, educação e comunicação pela Universidade São Marcos, em São Paulo. É comentarista econômico da EPTV, da BAND e da Rádio CBN.

6) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 243/16, Processo nº 222.684, de autoria do senhor Jorge da Farmácia, que denomina Praça João Meira uma praça pública do município de Campinas. Parecer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, favorável. A praça que será denominada fica na Vila Boa Vista, entre as ruas dos Ipês-Amarelos e Rua dos Álamos.

7) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 244/16, Processo nº 222.687, de autoria do senhor Jorge Schneider, que denomina Praça Pilade Alves Moreira uma praça pública do município de Campinas. Parecer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, favorável. A praça que será denominada fica no loteamento Jardim do Trevo, entre a Rua Salto Grande e a Rua São Luís do Paraitinga.

8)  APROVADO SUBSTITUTIVO.  Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 78/15, Processo nº 218.607, de autoria do senhor Carmo Luiz, que institui o mês Março Verde, dedicado a ações educativas para prevenção do câncer de intestino. Parecer da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, contrário. De acordo com o projeto durante o mês de março devem ser realizadas ações educativas para o combate ao câncer de intestino, priorizando o tratamento da doença e sua prevenção. Segundo a justificativa da matéria o câncer do intestino é traiçoeiro e quando se manisfesta o tumor já está razoavelmente grande, já que na fase inicial, o tumor costuma ser assintomático e por isso, a necessidade de se discutir o tema para que a prevenção seja feita da forma correta.  O substitutivo aprovado apenas cria o Março Verde, sem a obrigação do município realizar as ações educativas.

Texto: Assessoria de Imprensa da CMC, com informações da assessoria do vereador Permínio Monteiro.
Foto: Assessoria de Imprensa da CMC. 

Publicada em 20/03/2017 20h43