• Março

No Dia do Ouvidor, Câmara lança número 0800, gratuito, para população falar com a Ouvidoria do Legislativo

16/03/2017

Sempre em busca de possibilitar um maior acesso do cidadão ao Legislativo, a Câmara Municipal  de Campinas está lançando hoje, 16 de março (data na qual é celebrado o Dia do Ouvidor), um serviço 0800 para que o cidadão possa entrar em contato direto com a Ouvidoria da Casa.

“A ouvidoria é um canal muito importante, pois permite ao cidadão que tire suas dúvidas sobre os serviços prestados pela Câmara, bem como traga suas críticas e sugestões  para aprimorarmos atendimentos, ações e até mesmo, eventualmente, a infraestrutura da Casa.  Então, além do atendimento presencial, por email e pelas linhas fixas, estamos disponibilizando agora um telefone gratuito para que o munícipe entre em contato”, diz o vereador Rafa Zimbaldi, presidente da Câmara.

O telefone 0800-2030406 funcionará de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e seu funcionamento tem custo zero também para a Casa de Leis. Importante lembrar que a Ouvidoria da Câmara tem como objetivo atender demandas referentes ao Legislativo Campineiro – muita gente se confunde e traz denúncias sobre o Estado ou a Prefeitura, por exemplo, que não são da alçada da Ouvidoria da Câmara.

“É claro que sempre que chega um pedido ou situação envolvendo outro órgão nós informamos o cidadão dos caminhos corretos e encaminhamos da melhor forma. Recentemente, por exemplo, recebemos telefonema de uma senhora se queixando de uma escola estadual.  Além de passarmos a ela os contatos corretos, nós também registramos tudo, passamos para a Comissão Permanente de Educação da Câmara para ciência e encaminhamos também para o órgão estadual responsável”, conta o ouvidor Tadeu Marcos Ferreira.

Ele acrescenta que neste último mês a ouvidoria também fez mudanças de acessibilidade no portal oficial da Câmara na Internet, posicionando o ícone que dá acesso ao canal em local mais visível e simplificando a linguagem de diversos textos, de modo a facilitar a compreensão dos munícipes.  “Também estamos estudando a colocação de um terminal de computador, estilo totem, no plenário durante as sessões, para que as pessoas presentes nas reuniões possam encaminhar seus pedidos ali mesmo. Não temos ainda um prazo para esta colocação porque estamos fazendo tudo isso aproveitando material existente, de maneira a também não gerar custos”, finaliza.

Ouvidoria da Câmara

Telefones: