• Novembro

Aniversário de 220 anos da Câmara, no dia 15 de dezembro, terá apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal aberta ao público no Plenário

20/11/2017

No próximo dia 15 de dezembro, a Câmara Municipal de Campinas completa 220 anos de existência e, para marcar a data, haverá uma apresentação no Plenário gratuita e aberta ao público da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência do maestro Victor Hugo Toro. “Será um concerto muito especial, muito bonito, que certamente agradará a todos”, prevê o maestro.

O evento, marcado para começar às 20 horas – com entrada pela avenida engenheiro Roberto Mange, 66 – terá transmissão ao vivo pela TV Câmara: quem não conseguir estar presente poderá conferir em UHF 61.3, no canal 4 da NET ou ainda pelo Youtube ou Facebook da Casa. “A Câmara é a Casa do povo e, justamente por isso, buscamos sempre na data de aniversário promover uma atração dentro do espaço do Plenário, até mesmo para que pessoas que normalmente não conhecem o Legislativo possam vir e se familiarizar com nosso espaço”, diz o vereador Rafa Zimbaldi, presidente do Legislativo.

História - No dia 14 de dezembro de 1797 a então Freguesia das Campinas do Mato Grosso foi oficialmente elevada para “Vila de São Carlos” (apesar do nome oficial, os 2107 habitantes da vila – dos quais 700 eram escravos - já a chamavam e continuaram a chamá-la simplesmente de “Campinas”). No dia seguinte, 15 de dezembro de 1797, foi oficialmente formada a Câmara Municipal, com a eleição dos primeiros vereadores da cidade.  Inicialmente não existia Prefeitura, por isso cabia aos vereadores não apenas legislar como também fazer o papel do Executivo, tarefa que incluía inclusive determinar onde haveria ruas ou fontes na cidade, por exemplo. A história da Câmara divide-se em cinco fases distintas: clique aqui para saber mais.

Texto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 21/11/2017 08h10