Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Novembro
  • Aniversário de 220 anos da Câmara, no dia 15 de dezembro, terá apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal aberta ao público no Plenário

Aniversário de 220 anos da Câmara, no dia 15 de dezembro, terá apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal aberta ao público no Plenário

20/11/2017

No próximo dia 15 de dezembro, a Câmara Municipal de Campinas completa 220 anos de existência e, para marcar a data, haverá uma apresentação no Plenário gratuita e aberta ao público da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência do maestro Victor Hugo Toro. “Será um concerto muito especial, muito bonito, que certamente agradará a todos”, prevê o maestro.

O evento, marcado para começar às 20 horas – com entrada pela avenida engenheiro Roberto Mange, 66 – terá transmissão ao vivo pela TV Câmara: quem não conseguir estar presente poderá conferir em UHF 61.3, no canal 4 da NET ou ainda pelo Youtube ou Facebook da Casa. “A Câmara é a Casa do povo e, justamente por isso, buscamos sempre na data de aniversário promover uma atração dentro do espaço do Plenário, até mesmo para que pessoas que normalmente não conhecem o Legislativo possam vir e se familiarizar com nosso espaço”, diz o vereador Rafa Zimbaldi, presidente do Legislativo.

História - No dia 14 de dezembro de 1797 a então Freguesia das Campinas do Mato Grosso foi oficialmente elevada para “Vila de São Carlos” (apesar do nome oficial, os 2107 habitantes da vila – dos quais 700 eram escravos - já a chamavam e continuaram a chamá-la simplesmente de “Campinas”). No dia seguinte, 15 de dezembro de 1797, foi oficialmente formada a Câmara Municipal, com a eleição dos primeiros vereadores da cidade.  Inicialmente não existia Prefeitura, por isso cabia aos vereadores não apenas legislar como também fazer o papel do Executivo, tarefa que incluía inclusive determinar onde haveria ruas ou fontes na cidade, por exemplo. A história da Câmara divide-se em cinco fases distintas: clique aqui para saber mais.

Texto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 21/11/2017 08h10