Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Fevereiro
  • Jorge da Farmácia tem indicação atendida e Campinas ganha 1º playground adaptado; cidade também terá neste domingo Carnaval da Inclusão

Jorge da Farmácia tem indicação atendida e Campinas ganha 1º playground adaptado; cidade também terá neste domingo Carnaval da Inclusão

09/02/2018

O vereador e presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Campinas, Jorge da Farmácia (PSDB) comemorou junto com diversas mães de crianças com deficiência física a instalação do primeiro playground adaptado na cidade.

Jorge vem há tempos cobrando por meio de indicações o Executivo, a instalação desses brinquedos e nesta manhã eles foram instalados na Pedreira do Chapadão. “O prefeito já tinha se comprometido comigo de atender à minha solicitação, mas ver esses brinquedos instalados justamente na véspera de um grande feriado, foi uma grata surpresa! Com certeza as crianças passarão um carnaval bem mais inclusivo e com muita diversão”, comemora o vereador que lembra ainda que por da comissão também solicitou a instalação de academias adaptadas que já somam seis espalhadas pela cidade.

No momento da instalação dos brinquedos a mãe do Gabriel de 7 anos, que possui mobilidade reduzida Marina Baroni Dantas se emocionou com o playground. “É muito gratificante ver que as crianças com deficiência também vão poder brincar como as outras, isso prova que a luta pela inclusão sempre gera bons frutos”. 

Carnaval Inclusivo 

A Pedreira do Chapadão também será palco do 3º FoLIA – Carnaval da Inclusão, a partir das 14h. O evento é promovido pelo projeto social LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade em parceria com a Comissão das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, secretaria municipal da Pessoa com Deficiência e Cidadania e outras entidades ligadas à causa inclusiva. 

O evento é gratuito e vai contar com atividades com tintas, skate adaptado, brinquedos adaptados, ateliês de artesanato, fabriquinha de brinquedos e diversas outras atividades. 

O Projeto LIA surgiu de forma espontânea, da ação de mães – inclusive de Mariana - que se reúnem em praças públicas para fazer piquenique e brincar com seus filhos. Ele existe em diversas cidades do país, em Campinas as mães começaram a seu reunir, justamente, na Pedreira do Chapadão. O evento do carnaval é organizado pelas mães de forma colaborativa, portanto quem quiser participar basta levar seu lanchinho para somar ao piquenique.

Além de Jorge, a comissão é formada ainda pelos vereadores Rubens Gás (PSC), Pedro Tourinho (PT), Professor Alberto (PR) e Mariana Conti (PSOL).

Texto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Foto: Gabinete do vereador Jorge da Farmácia e divulgação

Publicada em 9/02/2018 15h55