• Junho

A Câmara na Copa: exposição no Legislativo terá fotos enviadas diretamente da Rússia e cartuns, charges e ilustrações com o Mundial como tema

08/06/2018

A partir das 14 horas desta segunda-feira(11) a população de Campinas poderá conferir gratuitamente a exposição “A Câmara na Copa”, que ficará até julho no hall de entrada do Legislativo, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas – e em dia de reuniões ordinárias, até o final das sessões. A exposição é composta por duas mostras distintas, uma virtual e uma física.

Na virtual, idealizada pelos vereadores Rafa Zimbaldi (PSB) e Nelson Hossri (Podemos), os visitantes poderão conferir em uma TV de 50 polegadas fotografias produzidas por Rodrigo Villalba, único dos 20 fotojornalistas cadastrados para acompanhar a Seleção Brasileira que é de Campinas. “Nossa cidade sempre foi uma verdadeira fábrica de jogadores para o futebol. Gente como Careca,  Zenon, Oscar e Luis Fabiano,entre outros, que passaram pelos times da cidade, seja Ponte Preta ou Guarani, e vestiram a camisa da Seleção Brasileira. Receber essa exposição, agora com um fotógrafo campineiro representando a nossa cidade na Rússia, é um orgulho para a Câmara. Me sinto honrado em ter contribuído para que isso fosse possível”, diz Hossri.

Nos primeiros dois dias, as fotos exibidas serão as que Villalba fez da última Copa do Mundo, realizada no Brasil. e algumas já da chegada ao país sede do Mundial – serão pelo menos 30 fotos diferentes a cada dia. A partir de quarta-feira, com Villalba já na Rússia, começarão a ser expostas fotos diretamente do local e dos jogos da Copa. “Fico muito feliz em poder mostrar fotos exclusivas da Copa para a população da minha cidade. Nos dias de jogo, inclusive, mandarei praticamente em tempo real para que todos possam ver as fotos feitas na hora”, diz o fotojornalista.

Para garantir mais acesso às fotografias, a TV Câmara também exibirá uma parte delas diariamente na programação, a seu público potencial de 400 mil famílias só em Campinas, e também serão colocadas algumas no facebook e no Instagram do Legislativo.  A mostra virtual tem apoio cultural da Seap Usinagem, VQuatro Contabilidade, Memory Press e Futebol Interior.

Também no hall de entrada da Câmara será exibida, de maneira fixa, uma exposição física de desenhos, cartuns, charges e ilustrações idealizada por Rafa Zimbaldi e a Pandora Escola de Arte. Alunos e professores fizeram uma série de trabalhos tendo a Copa do Mundo da Rússia como tema.

“Os trabalhos estão muito bonitos e são bem diversos. Há desde uma caricatura do Pelé até desenhos em traço mangá da seleção brasileira e releituras do mascote da Copa, o lobo siberiano Zabivaka. O Brasil inteiro está envolvido com a Copa, que mexe com a vida cultural, financeira, social de todos nós. Então ficamos muito felizes em poder mostrar um pouco da Copa abrindo espaço para trabalho e artistas de nossa cidade”, diz Rafa Zimbaldi.

Texto: Central de Comunicação da CMC
Fotos e ilustrações das mostras da exposição A Câmara na Copa