• Março

Audiência facultativa debate nesta quarta-feira (14) planta genérica e reajuste do IPTU

13/03/2018

A Câmara realiza nesta quarta-feira (14), às 14h, uma audiência pública facultativa para discutir o processo de reformulação da Planta Genérica de Valores de Campinas e seu impacto na alta do IPTU e ITBI. As entidades de classe do ramo imobiliário e os integrantes da Comissão Municipal de Valores Imobiliários vão participar do encontro. O pedido para a realização da audiência foi do vereador Marcelo Silva (PSD) com o objetivo de ouvir das entidades do setor seu posicionamento sobre a forma como foi dada a reestruturação da planta e o consequente reajuste dos impostos.

Silva fez o requerimento pedindo a audiência facultativa como mais uma tentativa de entender essa mudança. “A população tem direito de saber como foram feitas as reformulações da Planta Genérica de Valores porque as mudanças incidem diretamente em suas casas, em seus bolsos, na carga tributária que já carregam”, disse o vereador.

O objetivo do vereador é que as entidades tenham espaço para mostrar para a população até que ponto elas contribuíram com visão técnica sobre como está o mercado e seus valores de imóveis. “Tanto ouvimos aqui que as entidades do ramo imobiliário deram aval para essa alteração que acabou por possibilitar o reajuste do IPTU e também do ITBI que nada mais justo abrir espaço para que elas possam mostrar seu posicionamento e até tirar nossas dúvidas e explicar para a população como foi o processo e a participação dessas entidades, principalmente as que integram a Comissão de Valores Imobiliários”, afirmou Silva.

Para o vereador, a audiência é um ato de cidadania e de exercício do poder público. A reunião será aberta à participação do público, inclusive com perguntas.

Texto e Foto: Gabinete do vereador Marcelo Silva

Publicada em 13/03/2018 16h55