Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Março
  • CEE planeja seminário para compartilhar metologias utilizadas na aplicação do ensino religioso das escolas particulares

CEE planeja seminário para compartilhar metologias utilizadas na aplicação do ensino religioso das escolas particulares

13/03/2018

A Comissão Especial de Estudos que acompanha a regulamentação do “Ensino Religioso Confessional Facultativo” nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Campinas, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (13), propôs a realização de um seminário sobre o tema que terá como objetivo compartilhar a metodologia de ensino que já aplicada em escolas particulares. “A ideia é ouvir representantes dessas escolas que tenham um viés religioso na metologia de ensino para compreender o que já é feito nestas instituições e assim determinar o que é compatível para implementação no sistema de ensino público”, explica o presidente da comissão, vereador Campos Filho (DEM). 

O vereador Luiz Carlos Rossini (PV), membro da comissão, também enfatiza a importância da discussão. “Temos que desenvolver um processo de educação de valores. Acredito que a escola, além dos conhecimentos básicos, como matemática, português e atualidades, também precisa trabalhar valores de cidadania e de respeito ao próximo, como compreender a diversidade cultural e também a diversidade religiosa, pois assim é composta a sociedade”, acredita o parlamentar. 

A secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, esteve presente na mesa de discussão e explicou que ainda há lacunas quanto às ações que serão tomadas para que a implementação do ensino religioso ocorra de fato. “Sabemos que os sistemas de ensinos terão autonomia, porém, dentro de uma regulamentação maior que será definida pelo Conselho Nacional de Educação. O processo ainda está no início, em fase de definição de uma agenda de debates nacionais sobre o assunto, então é muito interessante que esta comissão acompanhe e participe destes debates”, conclui.  

Além de Campos e Rossini, a CEE é composta ainda pela vereadora Mariana Conti (PSOL) e pelos vereadores Fernando Mendes (PRB) e Paulo Haddad (PPS). 

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 13/03/2018 16h08