Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Março
  • Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida cria Dia Municipal da Síndrome de Down

Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida cria Dia Municipal da Síndrome de Down

14/03/2018

O compromisso de criação do Dia Municipal da Síndrome de Down em Campinas foi firmado na tarde desta terça-feira (13), durante a reunião mensal da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. A data, que já é comemorada internacionalmente no dia 21 de março, também deve entrar no calendário municipal. “Vou encabeçar esta inciativa e solicitar aos membros da comissão que também assinem o projeto de lei”, afirmou o vereador Jorge da Farmácia (PSDB), presidente da comissão. 

O encontro contou com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo CEESD – Centro de Educação Especial Síndrome de Down. A entidade atua em Campinas desde 1981 com foco no desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down através da inclusão social, desde o nascimento até a vida adulta, oferecendo suporte e apoio para inseri-las no ambiente escolar e mercado de trabalho. 

Além das atividades realizadas, a diretora do CEESD, Iolanda Mello Bruno, lembrou que não existe no calendário municipal uma data específica para discutir os aspectos que envolvem a Síndrome de Down. Também expôs a necessidade de políticas públicas em áreas como saúde, educação e transporte adequadas à inclusão das pessoas com deficiência intelectual a fim de que promovam a autonomia desse público em nossa cidade. 

De acordo com Jorge sempre que entidades participam das reuniões surgem novas demandas e reivindicações a serem atendidas pelo poder público. “A comissão trabalha no sentido da inclusão, por isso, é importante que entidades como o CEESD venham explicar mostrar como atuam e os preconceitos que enfrentam para que seus usuários sejam tratados com respeito, como realmente merecem”, contextualizou o parlamentar. 

Além de Jorge da Farmácia (PSDB), a reunião contou com a presença e participação dos vereadores Rubens Gas (PSC), Pedro Tourinho (PT) e Mariana Conti (PSOL). 

Porque o dia 21/03

Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, com o geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial. 

7ª Caminhada pela Inclusão 

No dia 25 de março – em alusão ao dia 21 -, a partir das 9h, será realizada a 7ª Caminhada pela Inclusão na Praça Arautos da Paz, no Taquaral. O evento, organizado pelo CEESD com o apoio da Prefeitura e também da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Câmara, busca dar visibilidade às pessoas com deficiência defendendo sua inclusão na sociedade e combatendo o preconceito.

 Para participar do evento, basta adquirir a camiseta promocional pelos telefones (19) 3795-4690 / 3790-2818 ou na sede da instituição, situada na rua Ezequiel Magalhães nº 99 - Vila Brandina.

 

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 14/03/2018 09h02