• Março

Projeto que transforma lixo em sustentabilidade é destaque na primeira parte da sessão desta quarta-feira (07/03)

07/03/2018

A primeira parte da sessão desta quarta-feira (07/03) apresentou o projeto “Ecoeletrônico: transformando seu resíduo em sustentabilidade", desenvolvido pelo professor doutor Moacir Pereira. Ele é formado em administração, possui mestrado e doutorado em engenharia de produção e dá aula no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) de Campinas há mais de 20 anos, local onde ele desenvolveu o projeto junto com alunos.

Pereira esteve na Câmara a convite do vereador Jorge da Farmácia (PSDB) e contou como surgiu a ideia do projeto que tem como principal objetivo dar destino adequado ao lixo eletrônico. “Comecei o estudo em 2012 e o principal desafio é conscientizar a população que o descarte inadequado de um aparelho eletrônico pode causar danos ambientais ao solo, ao ar e ainda para quem manipula o lixo”, conta Moacir.

Wanessa Carla Gazzoni, também professora do Unisal, mestre e doutora em Engenharia Elétrica pela Unicamp e faz parte do grupo de pesquisa e estudos do meio ambiente do centro universitário, conta que a “iniciativa contaminou outros alunos e novos projetos envolvendo ações inovadoras voltadas para sustentabilidade surgiram no meio acadêmico”, revela.

A palestra contou também com a presença do vereador Luiz Rossini (PV), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e que parabenizou a iniciativa de Jorge de trazer a temática para a Casa. “Esse tema precisa ser amplamente discutido, aproveito a oportunidade e faço um convite para que vocês venham novamente à Câmara para participar da comissão de Meio Ambiente”, revela Rossini.

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 7/03/2018 21h30