• Novembro

Câmara aprova moção de apelo para cobrar regularidade na distribuição de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

05/11/2018

Moção aprovada pela Câmara, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (5/11), de autoria do vereador Ailton da Farmácia (PSD), apela para que a Farmácia de Alto Custo regularize a distribuição de medicamentos para tratar a Hepatite C e também o glaucoma. A moção será direcionada para a Secretaria de Estado da Saúde e ao Departamento Regional de Saúde – DRS VII.

Segundo o autor, “há mais de três meses, pacientes com Hepatite C não encontram os medicamentos Sofosbuvir, Daclatasvir (nome comercial Daklinza) e Ribavirina”. “Temos recebido denúncias de que pacientes diagnósticos recentemente com a doença se inscrevem na Farmácia de Alto Custo, deixam a receita médica, porém, ao menos, recebem um telefonema para que compareçam à Farmácia de Alto Custo com o objetivo de confirmarem a inscrição e a retirada dos medicamentos”, disse Ailton.

O vereador disse que são pacientes que necessitam controlar a Hepatite C com o objetivo de evitar o transplante de fígado, que causaria ainda mais gastos ao Poder Público. “Essas pessoas nem dormem de tanta preocupação. Precisamos fazer com que esses pacientes levem uma vida com o mínimo de dignidade”, ressaltou.

A moção também abrange a falta de medicamentos para o tratamento do glaucoma. “Sugerimos um estudo para que o colírio de nome Lumigan possa ser substituído pelo medicamento pela fórmula genérica denominada Bimatoprosta 0,3mg/ml, que tem menor valor no mercado. Com isso, seria de mais fácil acesso para a aquisição por parte do governo do Estado e não deixaria as pessoas à mercê do risco da cegueira pela falta do medicamento”, finalizou Ailton da Farmácia.

Texto: Gabinete do vereador Ailton da Farmácia (PSD)

Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

.