• Novembro

Câmara fecha a partir de quinta em virtude do 15 de Novembro e volta a abrir na noite de terça (20), para Reunião Solene da Consciência Negra

14/11/2018

A Câmara Municipal de Campinas estará fechada nesta quinta (15), em virtude do feriado nacional do Dia da proclamação da República,  bem como terá expediente suspenso nos dias 16 e 19 de novembro. No dia 20, data do feriado municipal da Consciência Negra, a Casa não abrirá durante o dia, porém terá as portas do Plenário abertas à população a partir das 20 horas , quando será realizada a entrega do diploma de mérito Zumbi dos Palmares.

A entrega ocorre todos os anos no dia 20 de novembro em referência ao Dia da Consciência Negra e também à data da morte de Zumbi, um dos pioneiros na resistência contra a escravidão durante o Brasil colonial e líder do Quilombo dos Palmares. Neste ano, a honraria será concedida a seis pessoas que se destacaram na valorização da comunidade negra e da cultura afro-brasileira .

Por iniciativa do presidente da Casa, vereador Rafa Zimbaldi (PSB), será homenageada Andrea Mendes, que nasceu na Bahia e reside há 21 anos em Campinas, onde se formou em artes visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Como arte-educadora, ela desenvolve projetos para formação de professores com foco na implementação da lei federal 10.639, que incluiu na rede oficial de ensino a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira.

Também por iniciativa do presidente receberá a homenagem Otunba Adekunle Aderonmu, fundador do Centro de Estudos e Pesquisas de Intercâmbio da Cultura Africana – Centro Africano e Ifá Instituto. Naturalizado brasileiro, nasceu em Abeokuta, na Nigéria. É formado em bioquímica na Universidade de Lagos e é considerado Otunba (Rei) em seu país, devido à herança de família nobre e tradicional.

Também de autoria do vereador Rafa Zimbaldi recebe a homenagem a historiadora Taina Aparecida Silva Santos, graduada pela Unicamp e militante dos movimentos negro e feminista. Ela também participou dos grupos de trabalho para implementação de cotas raciais na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

Por iniciativa do vereador Carlão do PT,  Gislaine Antônio também receberá o diploma. Ela é graduada em direito, com extensão em processo e direito do trabalho. É também consultora empresarial, participante do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e organizadora de eventos voltados para inserção de jovens negros e negras no mercado de trabalho.

O petista também agraciará Vanessa Cristina Dia,  formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e é gestora de projetos sociais na Organização Não-Governamental Comitê para Democratização da Informática. Além disso, é atriz e dançarina, sendo que atualmente apresenta um espetáculo solo de teatro-dança que discute questões étnicos raciais.

Por fim, de autoria do vereador Cidão Santos, Éder Benício dos Santos receberá o diploma. Nascido em Conceição das Alagoas (MG), durante a infância trabalhou na roça, nas colheitas de laranja e algodão. Posteriormente, formou-se em direito pela Universidade Paulista (Unip) e especializou-se em economia financeira pela Unicamp. É coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas

A solenidade será realizada às 20h no Plenário da Câmara, situado na Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta. Será transmitida ao vivo pela TV Câmara no 39.3 UHF digital, canal 4 da NET, canal 9 da Vivo Fibra, no Facebook e no canal da TV Câmara no YouTube.

Demais feriados

Como é de praxe, a Câmara Municipal de Campinas publica anualmente no Diário Oficial as datas de feriados e suspensões de expedientes do ano em curso. No caso de 2018, a publicação foi feita no dia 5 de janeiro. Confira abaixo as demais datas deste ano em que não haverá atendimento ao público no Legislativo:

I – Feriados Nacionais:

-  25 de dezembro, terça-feira, Natal

II – Feriados Municipais:

- 8 de dezembro, sábado, Nossa Senhora da Conceição - Padroeira de Campinas, conforme Lei Municipal nº 173 de 28  de junho de 1949

III – Expediente suspenso:

- 24 de dezembro, segunda-feira, véspera de Natal
-  31 de dezembro, segunda-feira, véspera de Ano Novo