Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Novembro
  • Comissão das Pessoas com Deficiência aborda a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho

Comissão das Pessoas com Deficiência aborda a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho

14/11/2018

Na tarde de terça-feira (13), a Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida recebeu representantes da Clínica e Escola Educação Especial Luz que trabalha com pacientes e alunos que apresentam deficiência mental, transtorno do espectro autista e síndrome de down. 

Juliana Silveira, psicóloga e uma das proprietárias da clínica-escola, expôs na reunião as diversas atividades desenvolvidas na instituição, que focadas no estímulo sensorial promovem a autonomia dos participantes em tarefas do dia a dia como tomar banho, alimentar-se ou fazer compras no supermercado. Juliana também destacou a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, já que a clínica-escola faz a ponte entre as empresas interessadas e os pacientes que estão aptos a trabalhar, além do acompanhamento do trabalho realizado por eles nesses estabelecimentos. 

“O empresários devem empregar pessoas com deficiência não por pena ou porque foram notificados pelo Ministério Público do Trabalho, como acontece muitas vezes, mas sim porque têm a capacidade de desempenhar as tarefas que foram passadas a eles”, comentou o vereador Jorge da Farmácia (PSDB), presidente da comissão. A psicóloga complementou que este público valoriza as chances que têm cumprindo suas funções corretamente, se destacando mais que os outros funcionários em diversas ocasiões. 

“As pessoas com deficiência merecem uma oportunidade no mercado de trabalho. É visível a alegria deles quando começam a andar de ônibus, a ganhar o próprio dinheiro e a gastá-lo, a ter sua independência. Isso sim é inclusão e é esta bandeira que eu defendo aqui na Câmara Municipal de Campinas” , concluiu o parlamentar. 

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

 

Publicada em 14/11/2018 18h02