• Novembro

Livro "Rua de Histórias Negras" - inspirado após projeto do vereador Carlão do PT - será lançado na Câmara de Campinas na próxima quinta-feira (22)

19/11/2018

No dia 22/11, às 10h, na Sala VIP da Câmara Municipal de Campinas será lançado o livro Rua de Histórias Negras – nossos passos vem de muito longe, de autoria de Edna Lourenço.

A obras é inspirada no projeto do vereador Carlão do PT que consiste na instalação de placas com fotos e informações de personalidades negras que dão nome a ruas, praças e locais históricos da cidade.

O livro - Movida pela luta de enfrentamento ao racismo, em um momento em que a prática é tão frequente, sem medo, com desejo de viver num mundo em que as pluralidades cultural, étnica e social sejam vistas como um valor positivo, Edna Lourenço divide com o leitor (a) sobre temas como respeito, família, libertação, afeto, discriminação e ações afirmativas.

Não houve a pretensão de ser uma biografia. Na primeira parte em Ruas de Histórias Negras ela compartilha episódios de sua vida, descobertas e conquistas para discutir um tema caro à sociedade. Edna comenta que “é preciso justiça social, pois em um país que tem uma dívida histórica com o povo negro, tem que reconhecer nossos heróis e heroínas que o construiu”.

Falando sobre o território local, foram mapeados os endereços com os nomes das personalidades negras para valorizar seus feitos, enriquecendo a História da Cultura Negra em Campinas.

Texto e Foto: Gabinete do vereador Carlão do PT

Publicada em 21/11/2018 09h53