• Abril

Câmara aprova moção de Mariana Conti que protesta contra declarações do presidente Bolsonaro acerca das ciências humanas

30/4/2019

A Câmara Municipal de Campinas aprovou na sessão de ontem (29) uma moção de autoria da vereadora Mariana Conti (PSOL) que protesta contra declarações de Jair Bolsonaro sobre as ciências humanas. O presidente publicou em seu twitter, no dia 26 de abril, a intenção do governo federal de cortar investimentos públicos de faculdades de sociologia e filosofia, pois estas áreas, nos dizeres do presidente, “não geram retorno ao contribuinte como veterinária, engenharia e medicina.”

Na opinião da vereadora, essas declarações do representante máximo do governo federal são gravíssimas, uma vez que a filosofia e a sociologia, bem como as demais disciplinas das Humanidades são de fundamental importância para a formação educacional e humana dos cidadãos.

“O Brasil tem problemas gravíssimos e o enfrentamento sério a questões negativas enraizadas em nossa formação nacional só é possível em uma sociedade que compreenda cada vez mais a sua origem, história e a dinâmica das relações sociais. É extremamente preocupante que um governo ataque toda uma área do conhecimento, criando um clima de perseguição e de obscurantismo. Por esses motivos, a Câmara Municipal de Campinas protesta contra o presidente Jair Bolsonaro pela publicação sobre corte de investimentos em cursos de sociologia e filosofia”, explica a vereadora, que é Mestre em Sociologia pela Unicamp.

A moção de protesto, aprovada com seis votos contrários - dos parlamentares Tenente Santini (PSD), Nelson Hossri (Podemos), Vinícius Gratti (PSB), Aílton da Farmácia (PSD), Campos Filho (DEM) e Rodrigo da Farmácia (PP) - será encaminhada pela Câmara Municipal de Campinas para a Presidência da República, Ministério da Educação, Diretoria do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais e Sociedade Brasileira de Sociologia.

Texto: gabinete da vereadora Mariana Conti (PSOL)
Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 30/04/2019 16h40