• Agosto

Após denúncia de Nelson Hossri, Ministério Público do Trabalho pede que Farmácia de Alto Custo do Estado regularize atendimento até outubro

13/08/2019

Após uma representação protocolada pelo vereador Nelson Hossri (Podemos), o MPT (Ministério Público do Trabalho) pediu que a Secretaria Estadual de Saúde regularize a situação da Farmácia de Alto Custo, localizado no bairro Ponte Preta. Pela manifestação do MPT, o governo do Estado de São Paulo tem até 14 de outubro para corrigir ou apresentar um cronograma com prazo para resolver problemas na infraestrutura e melhorar as condições de trabalho e atendimento na unidade.

A denúncia foi feita pelo vereador em outubro do ano passado após receber reclamações de funcionários da Farmácia de Alto Custo, que relataram sobrecarga de trabalho, infraestrutura inadequada e falta de medicamentos para os pacientes. Na época, os funcionários informaram que cada médico chegava a analisar até 250 pedidos por dia, sendo que a unidade conta com apenas três profissionais. Nelson Hossri também já havia encaminhado moções e várias solicitações ao governo do Estado para resolver os problemas da unidade de Campinas.

No despacho, o MPT descreve que as salas de espera não possuem espaço e cadeiras suficientes para os usuários. “Isso gera um desconforto aos trabalhadores, pois os usuários permanecem durante algum tempo na sala de espera sentados ou em pé gerando ruído pelas conversas o que torna o ambiente ainda mais estressante.”

Além das condições precárias da sala de atendimento, a Secretaria Estadual de Saúde ainda terá que regularizar a situação dos banheiros, já que atualmente o público tem apenas dois sanitários à disposição (um feminino e outro masculino), além de apenas um banheiro para deficientes, quantidade considerada insuficiente para o MPT.

Em uma vistoria feita pelo órgão foi constatado ainda que a unidade conta com um mamógrafo e oito veículos parados no estacionamento sem utilização. “Verificado que a maior parte das adequações não foram realizadas, pois se tratam de questões estruturais que dependem da Secretaria Estadual por se tratar de ampliação/reforma ou novas instalações”, conclui o documento.

Para o vereador Nelson Hossri, a decisão é mais uma prova de que a população vem sofrendo com o descaso nas condições de atendimento na Farmácia de Alto Custo. “A Farmácia vem sofrendo com o abandono há alguns anos e nada tem sido feito. Além da falta de remédios, os usuários e os funcionários não têm nem mesmo condições adequadas para aguardar o atendimento. Algo precisa ser feito e, por isso, fiz a denúncia”, declarou.

Texto: Gabinete do vereador Nelson Hossri (Podemos)

Foto: Central de Comunicação da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 13/08/2019 13h10