• Julho

Fernando Mendes discute em audiência pública criação do Dezembro Faixa Preta

27/07/2019

O vereador Fernando Mendes (PRB) promoveu audiência pública na Câmara de Campinas, na noite da última quinta-feira (25/07), para discutir seu projeto de lei que inclui no calendário municipal o mês “Dezembro Faixa Preta”, cujo objetivo visa instituir naquele mês a divulgação, a reflexão e a inserção das artes marciais nas escolas e instituições do município.

A audiência lotou as dependências do plenarinho, e contou com a presença de diversos mestres em artes marciais bem como de representantes de instituições relacionadas ao esporte. De acordo com o Regimento Interno da Casa, toda a proposta que visa criar uma data no calendário do município, precisa obrigatoriamente passar por discussão em audiência pública.

Para o Fernando Mendes, a proposta vai contribuir com o fomento desses esportes, bem como valorizar a importância das artes marciais no desenvolvimento físico, motor e psicológico de seus praticantes.

Presente na reunião o secretário municipal de Esporte e Lazer, Dario Saadi, disse que a municipalidade tem todo o interesse nesse projeto. “As artes marciais sensibilizam não só como esporte, mas na formação do caráter sobretudo de crianças e adolescentes. Entendo as artes marciais como fundamentais para a transformação das pessoas”, comentou.

Carlos Alberto Liberi, mestre em jiu jitsu, lembrou que em alguns estados e países, as artes marciais fazem parte do currículo das escolas e que, por definição, a arte marcial é o “buscar o belo por meio da guerra contra você mesmo”.

Também foi citado que as artes marciais afastam o jovem da violência e das drogas, bem como tornam o indivíduo mais forte e mais capaz de enfrentar problemas. Yves Carbinatti, mestre de Jiu Jitsu e instrutor de jiu jitsu adaptado, disse que esse esporte é importante para o cultivo da hierarquia, do respeito e da disciplina. “Todos podem praticar as artes marciais, inclusive pessoas com deficiência”, citou.

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 26/07/2019 16h41