Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Junho
  • Elecamp promove seminário para debater o autismo

Elecamp promove seminário para debater o autismo

10/06/2019

A Elecamp, a Escola do Legislativo de Campinas, promove nesta quinta-feira (13/06) o Seminário Dia do Orgulho Autista – Reflexões. O evento, marcado para começar as 18h30 no Plenário da Câmara, contará com painéis e palestras que discutirão temas relevantes sobre o Transtorno do Espectro Autista, sobretudo a conscientização de sinais de risco para o transtorno e as práticas clínicas e pedagógicas com comprovação de eficácia. O seminário também irá trazer informações sobre os principais direitos relacionados à saúde e à educação dessas pessoas.

O Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, celebra a neurodiversidade e as características únicas que os autistas apresentam. O objetivo da data é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”.

Para o vereador Jorge da Farmácia (PSDB), presidente da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Câmara de Campinas, a data é um momento de conscientizar e assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas.

“É de fundamental importância a realização de seminários como esses, para que possamos ter mais informações sobre o diagnóstico, o tratamento, e os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, resume Jorge da Farmácia.

Para participar do seminário, bastar clicar aqui e fazer a inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19 3736-1860. O plenário da Câmara fica na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta.

Cronograma das atividades

18h30 – 18h50: credenciamento e café

18h50 – 19h: apresentação do evento

19h – 19h30: Painel “Inclusão Escolar do Aluno com TEA” – Equipe da Futura Consultoria em Educação Inclusiva

Palestrantes

Andrea Reina Godoi – advogada

Roberta Taffarello – professora de educação especial

Vanessa Portioli – pedagoga

19h30 – 20h: Palestra “O Papel do Psiquiatra no Diagnóstico e Tratamento da Pessoa com TEA”

Palestrante

Marianne Herrera Falcetti Ferreira – médica psiquiatra

20h – 20h30: Palestra “A Terapia Ocupacional para Além da Integração Sensorial”

Palestrante

Gisele Marolla – terapeuta ocupacional

20h30 – 21h: Painel “Análise do Comportamento Aplicada ao TEA: Intervenções Baseadas em Evidências Científicas” – Grupo ABAcadabra

Palestrantes

Ana Carolina Espanha – psicóloga

Mariana Valente Talarico – psicóloga

21h – 21h30: Palestra “Direitos e Saúde Direcionados à Pessoa com TEA”

Palestrante

Veruska Furlan Carreiro – advogada

 

Texto e Arte: Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 10/06/2019 14h55