• Junho

Elecamp promove seminário para debater o autismo

10/06/2019

A Elecamp, a Escola do Legislativo de Campinas, promove nesta quinta-feira (13/06) o Seminário Dia do Orgulho Autista – Reflexões. O evento, marcado para começar as 18h30 no Plenário da Câmara, contará com painéis e palestras que discutirão temas relevantes sobre o Transtorno do Espectro Autista, sobretudo a conscientização de sinais de risco para o transtorno e as práticas clínicas e pedagógicas com comprovação de eficácia. O seminário também irá trazer informações sobre os principais direitos relacionados à saúde e à educação dessas pessoas.

O Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, celebra a neurodiversidade e as características únicas que os autistas apresentam. O objetivo da data é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”.

Para o vereador Jorge da Farmácia (PSDB), presidente da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Câmara de Campinas, a data é um momento de conscientizar e assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas.

“É de fundamental importância a realização de seminários como esses, para que possamos ter mais informações sobre o diagnóstico, o tratamento, e os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, resume Jorge da Farmácia.

Para participar do seminário, bastar clicar aqui e fazer a inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19 3736-1860. O plenário da Câmara fica na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta.

Cronograma das atividades

18h30 – 18h50: credenciamento e café

18h50 – 19h: apresentação do evento

19h – 19h30: Painel “Inclusão Escolar do Aluno com TEA” – Equipe da Futura Consultoria em Educação Inclusiva