• Maio

Com iniciativa de uma Comissão Especial de Estudos da Câmara, Faculdade de Educação da Unicamp cria o Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros

20/05/2019

Com iniciativa da Comissão Especial de Estudos sobre a implantação da lei 10.639/03 que trata sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica, da Câmara de Campinas, a Faculdade de Educação da Unicamp cria nesta terça-feira (21/05) o Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros.

A Comissão, presidida pelo vereador Carlão do PT, e o Fórum de Educação e Diversidade das Relações Étnico Raciais têm discutido as questões raciais na região, bem como as ações de enfrentamento ao racismo e discriminação racial.

O objetivo é congregar pesquisadores, estudantes, professores da educação básica, membros dos movimentos de luta antirracista, representantes dos povos tradicionais de matriz africana e o poder público, na perspectiva da produção de conhecimentos voltados ao estudo das questões raciais e ampliação de saberes relativos à História Africana e Afro-brasileira. Para o vereador Carlão, essa interlocução entre a universidade e a sociedade vai contribuir para projetos e ações de enfrentamento do racismo.

Desde 2015, a Comissão de Estudos e a Unicamp realizam a Pesquisa “A Consolidação da Lei 10.639/03 no Município de Campinas”, que também envolve o Instituto Federal de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa teve seu relatório aprovado pela Câmara Municipal de Campinas e foi publicado pela Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

“Não temos dúvida de que a Unicamp é o espaço qualificado para abrigar um centro dessa magnitude e com esses objetivos. Estamos dando o primeiro passo neste evento de lançamento no dia 21 de maio, data alusiva a Semana de Solidariedade aos Povos Africanos, criada pela lei municipal número 10.196 de 1999 e pela lei estadual número 11.549 de 2003”, comenta Carlão.

O lançamento oficial ocorre às 9h30, no Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp, que fica rua Bertrand Russel, 801, na Cidade Universitária, em Barão Geraldo. A cerimônia contará com a presença do reitor Marcelo Knobel.

Texto: Gabinete do vereador Carlão do PT

Foto: Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas