• Maio

Comissão da Mulher debate os impactos da Reforma da Previdência na vida das mulheres

14/05/2019

A Comissão Permanente da Mulher da Câmara Municipal de Campinas, presidida pela vereadora Mariana Conti (PSOL), se reúne nesta quinta-feira (16/05), às 19 horas, para debater os impactos da Reforma da Previdência na vida das mulheres, tema que tem preocupado a maioria dos brasileiros e das brasileiras.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018, as mulheres ganham 22,5% a menos que os homens para exercerem as mesmas funções. A diferença salarial média entre uma mulher negra e um homem branco é de 60%, podendo chegar a 80% em alguns cargos.

Segundo Mariana, a reforma pode aumentar ainda mais a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade, uma vez que as maiores mudanças ocorrerão no direto dessas mulheres. Mariana também mostrou preocupação não só com o direito à aposentadoria, mas também o desmonte do Sistema Único de Saúde e da Assistência Social, decorrentes da proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro para a vida das mulheres.

“Há muitas dúvidas e questionamentos sobre o que esse projeto significa, em especial, para as mulheres que hoje são maioria nos vínculos de emprego mais precarizados, no trabalho doméstico e no exercício de atividades que sequer são remuneradas”, pontuou a vereadora.

Texto: Gabinete da vereadora Mariana Conti (PSOL)

Foto: Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 14/05/2019 17h19