• Maio

Comissão Mobilidade Urbana e Planejamento Viário promove seminário para discutir segurança no trânsito dentro do Maio Amarelo

09/05/2019

A Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara de Campinas, presidida pelo vereador Carmo Luiz (PSC), realiza nesta sexta-feira (10/05), das 8h às 14h, o 1º Fórum Metropolitano de Segurança no Trânsito. O encontro faz parte das atividades relativas ao Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização no trânsito.

O seminário, que irá abordar o trânsito como um problema de saúde pública e a necessidade da discussão de políticas para reduzir o número de lesões e mortes nas ruas e estradas, integra a 5ª Semana Mundial da ONU sobre Segurança no Trânsito.

Por conta disso, durante o evento será apresentado o “Manifesto Metropolitano pela Saúde no Trânsito, no qual os membros da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário vão manifestar seu compromisso com a educação, a segurança e especialmente a saúde no trânsito, em acordo com o tema escolhido pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) para os debates desta edição da Semana Mundial da ONU sobre Segurança no Trânsito.

“Programamos um debate completo para discutir e apresentar soluções concretas para o trânsito das grandes cidades. É um tema complexo que exige muita dedicação e expertise. Por isso, fizemos questão de atuar junto com as atividades da ONU na discussão da segurança no trânsito”, diz Carmo Luiz.

Para tanto, confirmou presença no evento Victor Pavarino, do Departamento de Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde da Organização das Nações Unidas.

Estão previstas palestras com José Aurélio Ramalho, do Observatório Nacional de Segurança Viária; e Nadja Bispo, do Movimento Paulista de Segurança, do Gabinete do Governo do Estado de São Paulo; mais a apresentação do Party, programa canadense de prevenção a acidentes de trânsito para jovens, com o professor doutor Thiago Caldeiran, do Hospital de Clínicas da Unicamp, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Carlos José Barreiro, secretário municipal de Transportes, estará no debate para responder questões temáticas sobre formas de prevenção no trânsito. A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) ainda fará uma exposição dos óculos de realidade virtual, que demonstram como a visão e os reflexos das pessoas reagem aos diversos graus de dosagem alcoólica e apresentará detalhes do programa Faixa Viva, estratégia para tentar disciplinar os pedestres que insistem em se arriscar em meio aos carros, ignorando as faixas para a travessia segura.

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 9/05/2019 11h30