• Maio

Parlamento Jovem elege Kemmilly Rodrigues da Silva como presidente: é a segunda edição seguida em que uma mulher assume o cargo

28/05/2019

Os 33 vereadores do Parlamento Jovem (PJ) tomaram posse na manhã desta terça (28), em cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, e já elegeram a Mesa Diretora que irá coordenar os trabalhos desta 3ª edição do programa.Assim como ocorreu na edição anterior do PJ, os alunos escolherem uma representante do sexo feminino para ocupar o cargo maior, de presidente da Casa: Kemmilly Rodrigues da Silva , de 13 anos, aluna da Escola Municipal Maria Pavanatti Fávaro.

“Todo mundo tinha potencial para ocupar a presidência, mas nossa chapa acredita que poderemos fazer um bom trabalho. Batizamos a chapa como Revolução porque acreditamos que é possível conseguir um Brasil melhor se formos atrás dos nossos direitos, de saúde, de educação, de segurança”, diz Kemmily. A nova presidente é afilhada do vereador Vinicius Gratti (PSB), atual 1º vice-presidente da Câmara, e participou da 1ª edição do PJ, porém como assessora.

Além dela, foram eleitos para a Mesa os estudantes Rebeca Cristina de Souza (da Escola Estadual Maria Isabel Giudice de Albuqerque Cavalcanti, como 1ª vice-presidente;  Caio Vinicius Marques, (da EMEF Carmelina de Castro Rinco), como 2º vice-presidente;  Luigi Nunes Rocha (da Escola Estadual Procópio Ferreira), como 1º secretário; e  Ana Paula Ferreira da Silva (da Escola Estadual Jardim Rosssim), como 2ª secretária.

Dois turnos

A eleição da Mesa foi bastante disputada, com seis chapas se enfrentando no primeiro turno. Destas, três foram para a segunda etapa e a eleição terminou com vitória da Revolução (com 14 votos), seguida pela chapa Girl Power (com dez) e Conexão (com nove). Todas as chapas foram capitaneadas por vereadoras-estudantes, um reflexo da grande participação feminina no PJ (nesta edição, 22 do total de 33 participantes é do sexo feminino).

O Parlamento Jovem fará a primeira reunião ordinária no dia 31 de maio, sexta-feira, às 14 horas. Neste primeiro encontro, serão debatidos uma moção e oito projetos de lei – entre eles, destaque para um que propõe a criação de bibliotecas de rua nas vias públicas de Campinas.

Formação Política

O Parlamento Jovem (PJ) Campinas é um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. Com edições destinadas a alunos(as) de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde cada um deles atua como um(a) jovem vereador(a).

O Programa é uma iniciativa da Câmara Municipal, que por meio da ELECAMP - Escola do Legislativo de Campinas – proporciona aos estudantes conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal, e para as escolas trabalharem conteúdos relacionados à formação política e cidadã.

Texto e fotos: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 28/05/2019 12h39