• Maio

Parlamento Jovem: vereadores-estudantes conhecem padrinhos e madrinha; participação feminina bate recorde no PJ, que também teve cinco reeleitos

03/05/2019

Os estudantes eleitos para a terceira edição do Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Campinas conheceram nesta semana os parlamentares que irão apadrinhá-los – ou amadrinhá-los, no caso da vereadora Mariana Conti (PSOL) – durante a “legislatura.”  O PJ é um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. Com edições destinadas a alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde cada um deles atua como um jovem vereador.

“ Essa edição do Parlamento  tem um destaque importante: pela primeira vez temos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares juntos numa mesma legislatura Além disso, cinco alunos foram reeleitos em seus colégios, graças ao trabalho que fizeram em edições anteriores do programa. A participação do jovem na política é importantíssima para termos um país melhor e ficamos extremamente satisfeitos que nossa Câmara promova este tipo de ação, que inclusive já ganhou o prêmio Boas Práticas Legislativas no ano passado”, ressalta o vereador Marcos Bernardelli, presidente da CMC.

Além dos cinco jovens reeleitos, outro destaque desta edição é o recorde em participação feminina: são 22 vereadoras, o equivalente a dois terços das 33 cadeiras disponíveis – na edição anterior do PJ, havia 19 meninas vereadoras e o cargo de presidente da Mesa (ainda não definido nesta edição) ficou com uma delas, a estudante Nicole de Sousa Heinrich, de 13 anos.

Padrinhos e Madrinha

Vinte vereadores “de verdade” foram escolhidos pelos estudantes para tutelarem a experiência dos vereadores-estudantes – alguns parlamentares têm mais de um afilhado. São eles Aílton da Farmácia (PSD), Campos Filho (DEM), Carlão do PT, Cidão Santos (PROS), Fernando Mendes (PRB), Filipe Marchesi (PR), Gustavo Petta (PC do B), Jorge da Farmácia (PSDB), Luiz Rossini (PV), Marcelo Silva (PSD), Mariana Conti (PSOL), Nelson Hossri (Podemos), Pastor Elias (PSB), Paulo Haddad (PPS), Pedro Tourinho (PT), Professor Alberto (PR), Rubens Gás (PSC), Tenente Santini (PSD, Vinicius Gratti (PSB) e Zé Carlos (PSB).

Reeleitos

Dos cinco jovens vereadores reeleitos, três foram eleitos pela primeira vez na 1ª edição do PJ. São eles Débora da Silva Araújo (EMEF Floriano Peixoto), Kemilly Rodrigues da Silva (EMEF Maria Pavanatti Fávaro) e Ricardo Baltazar (EMEF Edson Luis Chaves). Os outros dois, que se elegeram pela primeira vez na 2ª edição do programa, são Maria Eduarda Pieroni ( Colégio Alicerce) e Wanderley de Souza Neto (Colégio Photon).

O próximo encontro de formação dos vereadores-estudantes ocorrerá na Câmara Municipal no dia 7 de maio, terça-feira da semana que vem, das 14 às 17 horas. Clique aqui para conferir mais fotos do Parlamento Jovem.

Texto e fotos: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 3/05/2019 13h55