• Maio

Parlamento Jovem: vereadores-estudantes serão empossados nesta terça (28) e elegerão presidente e Mesa Diretora

27/05/2019

Os 33 alunos eleitos em escolas públicas e particulares de Campinas para integrar a terceira edição do Parlamento Jovem irão tomar posse nesta terça-feira, em cerimônia marcada para se iniciar às 8h30 no Plenário da Câmara.  Além de assumirem oficialmente os cargos, os vereadores-estudantes também irão eleger presidente e Mesa Diretora do PJ.

O Parlamento Jovem é um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. Com edições destinadas a alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde cada um deles atua como um jovem vereador.

A 3ª  edição do PJ  tem um destaque importante: pela primeira vez participam alunos de escolas municipais, estaduais e particulares juntos numa mesma legislatura.  Além disso, cinco alunos foram reeleitos em seus colégios, graças ao trabalho que fizeram em edições anteriores do programa. Outro destaque desta edição é o recorde em participação feminina: são 22 vereadoras-estudantes, o equivalente a dois terços das 33 cadeiras disponíveis – na edição anterior do PJ havia 19 meninas vereadoras e o cargo de presidente da Mesa ficou com uma delas, a estudante Nicole de Sousa Heinrich, então com 13 anos (que deverá estar presente para “passar a faixa”).

Dos cinco jovens vereadores reeleitos, três foram eleitos pela primeira vez na 1ª edição do PJ. São eles Débora da Silva Araújo (EMEF Floriano Peixoto), Kemilly Rodrigues da Silva (EMEF Maria Pavanatti Fávaro) e Ricardo Baltazar (EMEF Edson Luis Chaves). Os outros dois, que se elegeram pela primeira vez na 2ª edição do programa, são Maria Eduarda Pieroni ( Colégio Alicerce) e Wanderley de Souza Neto (Colégio Photon).

Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 27/05/2019 10h05