• Maio

Pela primeira vez, Câmara entrega Diploma de Mérito Gastronômico

09/05/2019

Por iniciativa dos vereadores Carmo Luiz (PSC), Luiz Rossini (PV) e Paulo Haddad (Cidadania), a Câmara Municipal entrega pela primeira nesta sexta-feira (10/05) o Diploma de Mérito Gastronômico, que condecora pessoas ou entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da gastronomia em Campinas.

A honraria foi acatada pela Casa em outubro de 2018 por iniciativa do vereador Rossini. “A alimentação é um ramo da economia que tem impulsionado e dado sustentação ao turismo local, gerado trabalho e renda e oferecido a possibilidade das pessoas e famílias se encontrarem em eventos gastronômicos. Os profissionais da gastronomia têm contribuído, com relevância, no desenvolvimento dessa atividade em nosso município, por isso a concessão de uma honraria especial é uma forma de reconhecimento e estímulo”, relata Rossini.

De acordo com a propositura, a honraria será entregue aos agraciados sempre em reunião solene marcada, preferencialmente, no dia 10 de maio, data em que se comemora o Dia do Cozinheiro e o Dia do Gastrônomo.

Nesta primeira premiação, recebe a honraria Sérgio Rauen Souza, por indicação do próprio Rossini. Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sérgio Rauen Souza foi professor no Senac e diretor de gastronomia do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, onde idealizou e coordenou a realização das três primeiras edições do Festival Gastronômico de Campinas. Atualmente, Rauen dedica-se a aulas de cozinha, na escola Corina Gastronomia, e presta consultoria em diversas áreas do setor gastronômico.

O vereador Carmo Luiz, por sua vez, homenageia a padaria e restaurante A Quinta do Marquês de Campinas. Especializado em gastronomia portuguesa, o estabelecimento faz parte da holding de empresas do Grupo AN, e no município está localizado na Rodovia Anhanguera, no Jardim Eulina. A equipe do restaurante conta com profissionais vindos direto de Portugal

E, por iniciativa do vereador Paulo Haddad, recebe o Diploma de Mérito Gastronômico o Bar Esquinão. Localizado no distrito de Sousas desde 1984, sua especialidade no ramo gastronômico está no seguimento de bar e restaurante, como petiscos, comida portuguesa, lanche de mortadela e pastéis. Seus pratos foram reconhecidos por muitas reportagens, premiações de jornais e revistas.

A solenidade será está marcada para as 20 horas no Plenário da Câmara, localizado na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta.

Publicada em 9/05/2019 17h45