• Maio

Reitores debatem os cortes na educação e os impactos em Campinas na primeira parte da reunião ordinária desta quarta (29/05)

28/05/2019

A primeira parte da reunião ordinária desta quarta-feira (29/05) terá como tema os cortes da educação promovido pelo governo federal e os impactos em instituições, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A iniciativa é do vereador Gustavo Petta (PCdoB), presidente da Comissão Permanente de Educação e Esporte da casa. Já estão confirmadas as presenças do reitor da Unicamp Marcelo Knobel; do reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena; e da presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Nayara Souza.

O Instituto Federal de São Paulo, que prepara para inaugurar um novo campus em Campinas, deve sofrer um alto número de corte de verbas. Atualmente, o orçamento da instituição, no valor de R$ 1,1 milhão, passaria para R$ 814 mil e algumas bolsas de estudo podem ser cortadas. O bloqueio de 30% do recurso gera um impacto, se mantido até o final do exercício, correspondente a R$ 35 milhões no orçamento de todas as unidades.

Mesmo se tratando de uma universidade estadual, a Unicamp também sofre com os cortes de verba anunciados. Na instituição, pelo menos 24 bolsas de mestrado e outras 31 de doutorado devem ser suspensas sem a verba do Ministério da Educação. Segundo o reitor da universidade, o eventual corte definitivo representa uma perda de R$ 4,1 milhões em pesquisas, no prazo de quatro anos.

“Os cortes na educação promovidos pelo governo federal fez a indignação de educadores e estudantes levarem milhares para as ruas de todo o país contra a medida. Em Campinas, mais de 10 mil foram às ruas e não podemos fechar os olhos quanto a isso”, destaca Petta. A sessão ocorre das 17h as 17h50 no Plenário da Câmara Municipal de Campinas.

Texto e Foto: Gabinete do vereador Gustavo Petta (PCdoB)

Publicada em 28/05/2019 16h59