• Maio

Tenente Santini homenageia, nesta terça (28), escotistas in memoriam com Medalha “Arautos da Paz”

27/05/2019

Por iniciativa do vereador Tenente Santini (PSD), a Câmara Municipal entrega nesta terça-feira (28) duas Medalhas “Arautos da Paz” in memoriam. A honraria homenageia pessoas ou entidades que tenham se destacado de forma exemplar no trabalho em defesa da vida e da paz.

O primeiro homenageado, Padre Jan Dec, nasceu na Polônia em 1918 e chegou ao Brasil em 1948 como missionário, sendo logo em seguida ordenado padre. Mudou-se para Campinas na década de 1960 e trabalhou como pároco e professor de eletrotécnica na Escola Salesiana de Campinas. Desde jovem envolvido com a atividade de escoteiro, fundou em em 1968 o Grupo Escoteiro Dom Bosco. Faleceu em 2013, aos 95 anos.

Pedro Beraldo, outra personalidade que recebe a honraria, nasceu em Mogi-Mirim em 1919. Lutou na 2ª Guerra Mundial, em terras italianas, e foi Major do Exército Brasileiro. Foi o responsável por arborizar a Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), formando o bosque de eucaliptos, o das oliveiras, e o bosque ecológico – este último quando foi administrador do Clube Círculo Militar. Além disso, foi presidente de diversas instituições como a Liga Nacional de Vôlei, a Associação de Proteção e Diversificação das Espécies, Grupo de Escoteiros Craós e a Associação dos Expedicionários de Campinas. Faleceu em 1985.

A solenidade será realizada às 19h30 no Plenário da Câmara, localizado na Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta. Será transmitida ao vivo pela TV Câmara no 39.3 digital, canal 4 da NET, 9 da Vivo Fibra e via Facebook.

Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 27/05/2019 12h04