• Outubro

Exposição de fotos e campanha de doação de lenços marcam oficialmente o Outubro Rosa na Câmara de Campinas

09/10/2019

Uma exposição de fotos e o início da campanha "Lenços que Geram Laços de Amor" marcam nesta quinta-feira (10/10) o início oficial das atividades do Outubro Rosa, movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama, na Câmara de Campinas.

Ao longo do mês estão programadas atividades legislativas, como palestras e debates para discutir essa temática. O prédio da Casa também está iluminado na cor rosa em menção à campanha e a TV Câmara Campinas, transmitida em sinal digital 39.3, pelo Canal 4 da NET e pelo Canal 9 da Vivo Fibra, está produzindo uma série de reportagens especiais sobre o tema.

“Mais uma vez a Câmara Municipal adere a uma campanha tão importante para a sociedade. Várias instituições da cidade estão promovendo iniciativas que são fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. A mobilização tem que ser intensa em todos os sentidos”, avalia o presidente Marcos Bernardelli (PSDB).

Com o foco "Diferentes Lentes, Mesmo Ideal: Juntos Pela Conscientização Sobre o Câncer de Mama", a Câmara sedia uma exposição fotográfica especialmente dedicada ao movimento de prevenção. A mostra reúne 14 imagens de fotógrafos renomados na cidade; alguns deles prestam serviços profissionais para vereadores e para o Legislativo de Campinas.

Colaboraram com a exposição Carlos Bassan, Diogo Zacarias, Fabiana Ribeiro, Gustavo Tilio, Juliana Ferreira, Lucas Leite e Kamá Ribeiro. A diversidade de cada registro demonstra a sensibilidade e a singularidade que retratam a importância da conscientização da luta contra o câncer de mama.

“Cada fotógrafo procurou destacar um aspecto diferente desse assunto. Ao final, conseguimos um olhar amplo e plural que demonstram formas de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama”, comenta Gustavo Tilio, fotógrafo que ajudou a produzir a mostra.

A abertura está marcada para essa quinta-feira, às 14h30, no saguão de entrada do Plenário da Câmara, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no Bairro Ponte Preta. A exposição fica até o dia 31 de outubro, e estará exposta em versão virtual na tela que fica na recepção principal da Câmara, com entrada pela Avenida da Saudade, 1004.

Lenços que Geram Laços de Amor

Paralela à exposição, a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida da Câmara Municipal estará recebendo até o final do mês doação de lenços de qualquer tipo, estampa, tamanho e tecido para serem posteriormente doados a mulheres que se encontram em tratamento de câncer de mama e ginecológico.

“O gesto é simples, mas tem um grande impacto na vida das mulheres que perdem o cabelo durante o tratamento e optam por usar a peça”, reforça Priscilla Maria Stéfano Pereira, assistente social e coordenadora da campanha.

Os lenços serão encaminhados para o Grupo Rosa e Amor e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Caism da Unicamp, e as peças podem ser entregues nas duas portarias da Câmara. O telefone da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida é 19 3736-1582.

Texto e Arte: Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 9/10/2019 12h37