Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation
  • Setembro
  • Neste domingo (15) tem estréia especial da TV Câmara: série de programas em homenagem aos 90 anos da Orquestra Sinfônica começa às 9h30, com reprise às 21h30

Neste domingo (15) tem estréia especial da TV Câmara: série de programas em homenagem aos 90 anos da Orquestra Sinfônica começa às 9h30, com reprise às 21h30

14/09/2019

Na véspera da data de morte do grande compositor Carlos Gomes, a TV Câmara Campinas, orgulhosamente, dá início a uma série de programas em homenagem aos 90 anos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. A série “A nossa Orquestra” conta toda a trajetória do conjunto orquestral; os primeiros documentos; as dificuldades dos ensaios; o esforço dos músicos para mantê-la viva ao longo dos anos; os regentes que comandaram a orquestra; o trabalho social desenvolvido por ela; a importância de Carlos Gomes no acervo; a construção da identidade de Campinas com a presença da orquestra até ela ser tombada como patrimônio imaterial da cidade.

“O próprio maestro Victor Hugo Toro nos procurou na Câmara para falar das comemorações e da importância dos 90 anos da Orquestra Sinfônica e, nesta conversa que tivemos ele, eu e o vereador Campos Filho, surgiu a ideia de fazer esta série de programas, que a TV Câmara executou com brilhantismo.  Por sinal, o ‘final’ da série será a transmissão ao vivo do concerto do aniversário, comemorado em 15 de novembro”, adianta o vereador Marcos Bernardelli (PSDB), presidente da Câmara Municipal.

A Orquestra surgiu em 1929: l primeiro concerto, ainda sob o nome de Sociedade Symphonica Campineira, aconteceu em 15 de novembro daquele ano,  sob a regência de Salvador Bove. “Uma orquestra sinfônica é a expressão mais elevada do pensamento do ocidente. Numa sociedade, a sinfônica não é um acessório. É um indicador da qualidade da sociedade e de como ela se relaciona com a cultura, a arte, a música. Se nesses 90 anos a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tem mantido o alto nível, é porque Campinas tem oferecido alta qualidade de vida a seus cidadãos”, diz o regente-titular da OSMC, Victor Hugo Toro.

A série “A nossa Orquestra”, dividida em dez capítulos, será exibida sempre aos domingos, às 9h30, com reexibição às 21h30, e com reprises inseridas ao longo da programação semanal, na TV Câmara Campinas, canal 39.3 da TV digital, canal 4 da NET e canal 9 da Vivo Fibra.

Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 14/09/2019 20h50