Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Navigation

O Canal

logo A TV Câmara Campinas é um canal Legislativo e Público, que transmite em sinal aberto digital 39.3 - para um público potencial de 400 mil famílias - bem como pelo canal 4 da NET Campinas e o canal 9 da VIVO fibra. O canal pode ser conferido ainda em tempo real via streamming no próprio site oficial da Casa e pelo YouTube em https://www.youtube.com/user/tvcamaracampinas. No canal de YouTube ficam também disponíveis todos os vídeos de programas produzidos e para assistir em tempo real basta clicar em qualquer vídeo e na sequência dentro dele clicar no quadradinho vermelho no canto inferior esquerdo (onde se lê “ao vivo agora”).  As coberturas de sessões ordinárias e programas ao vivo também têm retransmissão, em tempo real, na fanpage da Câmara no Facebook (https://www.facebook.com/camaracampinas).

Por ser pública e legislativa, a TV Câmara Campinas é uma emissora sem fins lucrativos e tem como objetivo dar transparência e divulgação aos trabalhos do Legislativo de Campinas, bem como levar a seu público produções informativas, culturais e educacionais que não só agreguem valores ao expectador como valorizem as instituições e a população da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Isso porque , por ser canal público e não-comercial, a TV tem por obrigação abrir espaço para cultura, saúde, esportes, meio-ambiente, enfim, temas de interesse público e preferencialmente com foco local e regional – garantindo sempre uma produção interessante e atrativa para a audiência do canal.

Diferentemente das TVs abertas comerciais, a TV Câmara de Campinas não tem nenhum tipo de relação de mercado ou publicitária, podendo assim dedicar mais espaço a produções de qualidade e a temas e informações que normalmente não encontram este mesmo espaço nas emissoras comerciais. Ressalta-se, porém, que o objetivo principal do canal é dar transparência e divulgar o trabalho dos vereadores, assim a programação diária sempre é interrompida quando há transmissões em tempo real de sessões ordinárias, extraordinárias, reuniões de Comissões Permanentes etc.

A primeira transmissão da TV Câmara ocorreu em dezembro de 2004. Quando iniciou os trabalhos, o canal transmitia apenas as sessões ordinárias do Legislativo e funcionava exclusivamente em transmissão fechada, pela NET. Com o tempo, o canal também passou a acompanhar outras atividades parlamentares e a oferecer programas de conteúdo informativo aos telespectadores. No final de 2014 foi realizada a primeira transmissão em UHF aberto, ainda em caráter experimental, e em fevereiro de 2015 iniciaram-se em definitivo as transmissões  inicialmente na faixa UHF 61.3, com ampliação da grade de programação e transmissão 24 horas por dia, sete dias por semana. Em 28 de abril de 2018, o canal da TV Câmara Campinas mudou para 39.3.  

Quer saber mais? Assista o documentário abaixo, que conta a história do canal e fala sobre as TVs públicas, e tem entre os entrevistados os jornalistas com Heródoto Barbeiro e Milton Jung.