Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Transparência: Câmara amplia acesso e cria organograma interativo

A Câmara Municipal de Campinas, em mais uma atitude de vanguarda em prol da transparência, acaba de lançar uma nova ferramenta de acesso à informação. A partir desta quinta-feira (29/11), o site oficial da Casa passa a disponibilizar no ícone da “Transparência” o organograma interativo mostrando todos os servidores – sejam eles concursados ou comissionados – de cada departamento e gabinete, com a descrição do seu local de trabalho, nome completo e atividade que desenvolve – clique aqui para acessar diretamente o novo organograma.

O ouvidor da Casa, Tadeu Marcos, explica que a medida, além de atender o artigo 4ª, inciso I da Resolução nº 912 de 2015, vai garantir que a Lei de Acesso à Informação - que já é cumprida pela Casa - tenha maior acessibilidade. “Não basta oferecer a transparência dos atos públicos, é preciso que a linguagem seja acessível para o entendimento geral de qualquer munícipe e não só de órgãos técnicos que atuam com esse tipo de checagem. A informação precisa ‘conversar’ com o cidadão, sem que haja necessidade de nenhum interlocutor”, afirma.

Para o presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi (PSB), o acesso ao organograma interativo é mais uma ação que aproxima a Câmara dos munícipes. “Desde que assumi a presidência trabalho para que a participação popular se fortaleça, seja ela nas reuniões ordinárias, nas audiências públicas e na fiscalização das pessoas que aqui trabalham, com o organograma qualquer um pode localizar o departamento, a função que exercer e o ramal que é possível falar com ela”, explica Rafa.

A nova ferramenta foi desenvolvida inteiramente pela Câmara e sem nenhum custo: inicialmente o projeto surgiu no departamento da Ouvidoria, que realizou diversas reuniões com a Coordenadoria de Sistemas de Informação (DTIT) para que esta desenvolvesse a parte técnica. “Chegamos a um resultado de uma ferramenta interativa, intuitiva e que não custou absolutamente nada para os cofres públicos, todo o empenho foi utilizado com os servidores que já estão aqui”, revela Tadeu Marcos.

O ouvidor reforça ainda que as informações no organograma interativo serão alimentadas de forma online. “Assim que cada servidor tiver sua atividade profissional alterada, seja mudança de cargo, admissão ou demissão o sistema será atualizado pelo departamento de Gestão de Pessoas e a informação ficará disponível para todos”, finaliza. 

Vale lembrar que a Câmara de Campinas, além de ser reconhecida pelo Ministério Público como uma das mais transparentes do Estado, foi premiada recentemente nesta área pelo Prêmio Boas Práticas Legislativas. Para acessar o organograma interativo da Câmara, clique aqui. Ou siga o caminho www.campinas.sp.leg.br → clique na aba Transparência → clique no ícone Organograma da Câmara. 

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC