Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Acessibilidade


As páginas desse Portal foram projetadas para terem um alto grau de acessibilidade. Isso significa que o Portal possuí recursos que permitem sua visualização e interação, inclusive, por pessoas com limitações visuais e motoras. Além disso, o conteúdo do site é reativo, ou seja, se adapta de acordo com o dispositivo utilizado, possibilitando uma leitura confortável em computadores, tablets e smartphones.



Tamanho do Texto

Três tamanhos de letra estão disponíveis. Escolha o que lhe proporciona uma leitura mais agradável.

Grande

Normal

Pequeno



Alto-contraste

Além do tamanho do texto, é possível alterar as cores do Portal. Definindo as cores em alto-contraste, o fundo das páginas se tornará preto e os textos e links branco.

Cores em alto-contraste

Cores normais



Teclas de acesso

Teclas de acesso são um recurso de navegação que permite a você navegar neste web site com o teclado. Sua utilização depende do sistema operacional e do navegador utilizados. As configurações mais comuns são:

- A tecla ALT para os navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Safari em um computador Microsoft Windows;

- As teclas SHIFT e ALT, simultaneamente, para o navegador Mozilla Firefox em um computador Microsoft Windows ou Linux;

- A tecla COMMAND para o sistema operacional Mac OS.

Mantendo essas teclas pressionadas, digite um dos seguintes números para acessar os conteúdos especificados (não utilize o teclado numérico, geralmente à direita do seu teclado):

1 — Página Inicial

2 — Ir para o conteúdo

3 — Mapa do Site

4 — Foco no campo de busca

5 — Busca Avançada

6 — Navegação

9 — Informações de contato

0 — Detalhes das Teclas de Atalho



Leitores de tela*

Com relação aos portadores de deficiência visual total, é possível utlizar programas leitores de tela para interagir com o conteúdo de páginas web. Esses programas basicamente lêem para o usuário o que aparece na tela através de comandos do teclado. Abaixo estão alguns leitores de tela gratuitos para Windows, Linux e MAC OS. Clique no nome dos programas para acessar a página oficial e obter mais informações.

DOSVOX

Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um sistema operacional completo rodando em ambiente Windows. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Possui editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras funcionalidades.

NVDA

Desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access, é um programa de leitura de tela gratuito e de código aberto. Um diferencial do NVDA (NonVisual Desktop Access) é o fato de não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, CD ou qualquer outro dispositivo removível.

Orca

Software de código aberto desenvolvido para o sistema operacional Linux. Além de leitor de tela, é também um ampliador de tela, possibilitando a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.

VoiceOver

Aplicativo de leitura de tela que vem integrado ao sistema operacional dos computadores da Apple (Mac OS X).



*Adaptado do site da Câmara dos Deputados (http://www2.camara.leg.br/acessibilidade/recursos-de-acessibilidade)

Agenda

22/10/2020 – 9h00 às 9h30

Comunicados dos Senhores Vereadores, por meio do Sistema de Deliberação Remota

Local: Plenário “José Maria Matosinho” (acesso permitido somente a funcionários autorizados)

22/10/2020 – 9h30 às 13h00

349ª, 350ª, 351ª, 352ª, 353ª, 354ª, 355ª, 356ª, 357ª, 358ª, 359ª, 360ª, 361ª, 362ª, 363ª e 364ª Reuniões Extraordinárias, por meio do Sistema de Deliberação Remota

Local: Plenário “José Maria Matosinho” (acesso permitido somente a funcionários autorizados)
 
Vídeo Tutorial
Como usar o site