CEI sobre o Procon
Na última quarta-feira, foi realizada, no plenarinho da Câmara, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga os procedimentos administrativos do Procon.
A vereadora e presidente da CEI, Teresinha de Carvalho (PSB), coordenou a reunião, que contou com os depoimentos de Adriano de Barros Cobra, cliente lesado pelo Grupo Córsega, e de Ângelo Gilberto Prado Bernardes, advogado que sugeriu o caso apurado pela Comissão.
De acordo com Bernardes, “o Órgão de Defesa do Consumidor foi omisso, pois desde o ano de 95 haviam ocorrências contra a empresa, e se o Procon tivesse tomado alguma providência, muitos casos seriam evitados”.
Por isso, ainda segundo ele, falta ao órgão capacitação de recursos e uma reavaliação no seu papel.
O advogado também revelou os procedimento que a empresa utilizava para lesar os clientes, e apresentou que só em 2005, já haviam 50 casos registrados.
Durante a reunião ficou determinado que a comissão enviará um requerimento ao Procon solicitando o processo da empresa de veículos Domina, já interditada por irregularidades, para avaliarem com o do grupo Córsega. E encaminhará um ofício à Junta Comercial para averiguar as empresas do grupo, para ter a informação se ele ainda continua atuando na região.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Luiz Riguetti (DEM), Paulo Oya (PDT), Petterson Prado (PPS) e o procurador da Câmara Carlos Alberto Gazzotti.
A próxima reunião será hoje, às 14h, no plenarinho da Câmara.
Para se comunicar com a Comissão, basta escrever para: ceiprocon@camaracampinas.sp.gov.br
Texto: Ana Carolina Barros
Foto: A.C. Oliveira/CMC
