Câmara recebe audiência pública de Viracopos
A Câmara de Vereadores de Campinas abriga hoje
(19), a audiência pública que vai discutir o Estudo de Impacto
Ambiental e o Relatório de Meio Ambiente (EIA-Rima) das obras da
primeira parte do projeto de ampliação do Aeroporto Internacional
de Viracopos – a maior intervenção em infraestrutura desde sua
inauguração em outubro de 1960. O debate vai ocorrer no plenário, local onde são
realizadas as reuniões ordinárias e extraordinárias da Casa, num
espaço abriga 450 pessoas.
As discussões poderão ser acompanhadas
também do Plenarinho – que comporta mais 60 pessoas – e para
onde haverá transmissão simultânea, em telão. A TV Câmara vai
transmitir o evento ao vivo. A TV pode ser sintonizada no Canal 4 da Net.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pelo debate, convidou para a audiência todos os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de representantes de entidades como Ciesp, Convention Bureau, setor hoteleiro, de agentes de viagem, universidades, especialistas e representantes de órgãos ambientais. O prefeito em exercício de Campinas, Demétrio Vilagra (PT) e secretários de Meio-Ambiente, Planejamento, Cooperação Internacional e Turismo deverão estar presentes, assim como o presidente da Câmara de Vereadores, Aurélio Cláudio (PDT). Foram convidados ainda todos os vereadores de Campinas, deputados estaduais e federais da região e líderes de comunidades que residem no entorno de Viracopos.
Elaborado pela Walm Engenharia e Tecnologia
Ambiental, o estudo avalia o impacto que as obras e a operação do
aeroporto terão na primeira fase da ampliação. O relatório aponta
37 tipos diferentes de impactos – que vão desde a desapropriação
de áreas e o deslocamento da população para outras regiões da
cidade – até impactos à vegetação, solo, águas
subterrâneas, fauna e à flora.
A Infraero promete investir pelo menos R$ 32,4 milhões em compensações ambientais, além de adotar uma série de medidas preventivas e de controle para amenizar os efeitos da ampliação. A estatal pretende iniciar em setembro a construção da segunda pista do terminal. A primeira fase do projeto deverá estar concluída em 2015.
AS OBRAS -
Com a aprovação do EIA-Rima, a Infraero poderá obter as licenças prévias de instalação e de operação das principais obras previstas para os próximos anos, como as construções da segunda pista de pousos e decolagens e do novo módulo do terminal central de passageiros.
O pedido de licenciamento abrange vários empreendimentos: área de teste de motores e inspeção de aeronaves; pátio de aeronaves; edifício para garagem e estacionamento; ampliação do sistema de terminais de cargas; implantação de um centro de manutenção; serviço de salvamento e combate a incêndio; vias de acesso internas e lotes para parque de abastecimento de aeronaves; sistemas de companhias aéreas; sistema industrial de apoio; estação de tratamento de resíduos; estações ferroviárias e para o aeroporto industrial, segundo informa a assessoria de imprensa do órgão.
O estudo mostra ainda que as obras da primeira fase vão gerar seis mil empregos, em média. De 2011 e 2014, 8,2 mil pessoas devem trabalhar no desenvolvimento do aeroporto, a maioria relacionada à atividade de construção civil e engenharia.
A audiência pública será realizada no plenário da Câmara e começa às 17h. O debate é aberto ao público. A entrada no plenário é pela Av. Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta.
Mais informações:
www.ambiente.sp.gov.br/consemaAudiencias.php
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas.
