CEI da Aids: depoimento de diretor esclarece pouco
O depoimento do diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello para a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga possíveis irregularidades no Programa Municipal DST – Aids na manhã desta terça-feira (06/10) acrescentou pouco nas investigações. O diretor afirmou que não trabalhava no programa no período em que o convênio foi assinado, em 2003, e disse que desconhece irregularidades na prestação de contas do Programa. “Não posso afirmar nada quanto aos documentos. Eu não estava lá quando o acordo foi fechado e não tenho informações sobre irregularidades”, afirmou o diretor. Mas Scavariello revelou que a postura do Programa mudou quanto à prestação de contas. “Após a denúncia, houve um aprimoramento dentro da Secretaria de Saúde para que não ocorra mais esse tipo de problema”, afirmou.
O presidente da CEI,
vereador Zé Carlos (PDT) - foto - irá fazer uma outra convocação para
analisar os documentos fornecidos pela Secretaria de Saúde. “Todos
os depoimentos contribuem de alguma forma, mas a conclusão que
chegamos hoje é que o diretor Pedro Humberto não participou
ativamente do processo que firmou o convênio”, disse. “Para a próxima reunião vamos
convocar a diretora do Departamento de Gestão e Desenvolvimento
Organizacional da Secretaria de Saúde, Cecília Piovesan”,
acrescentou.
Segundo Zé Carlos já é
possível comprovar irregularidades no convênio entre a Acadec, e o
Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e
Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de
Campinas, por meio de documentos adulterados. “Temos posse de
diversos documentos importantes rasurados que precisamos saber de
onde vem”, afirmou o vereador. Ainda segundo ele, a maior
dificuldade da CEI é ter acesso a todos os documentos de prestação
de contas do convênio.
Na próxima reunião – que ainda não tem data marcada - a CEI pretende analisar os balancetes anuais do Programa junto com a diretora Cecília Piovesan. Até o final de outubro a Comissão pretende entregar o relatório final para que seja encaminhado ao Ministério Público que vai apurar e tomar as providências cabíveis.
A CEI conta ainda com os vereadores Professor Alberto (DEM), - relator da Comissão, Antonio Francisco - O Politizador (PMN), Thiago Ferrari (PMDB) e Vicente da Upa (PV).
Texto: Assessoria de Imprensa da
Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C. Oliveira/CMC
