Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • 2009
  • Comissão deve se reunir com gerente estadual do INSS

Comissão deve se reunir com gerente estadual do INSS

Comissão deve se reunir com gerente estadual do INSS

ver. Arly de Lara Romeo

A Comissão Permanente de Política Social da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Arly de Lara Romeo (PSB) deve se reunir nas próximas semanas com a gerente regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol da Silva Iwai. O encontro, que ainda não tem data definida, e devera discutir uma série de denúncias recebidas pela Comissão por parte de segurados.

Entre elas, a de que pacientes estão recebendo alta dos médicos peritos para voltar ao trabalho, sem qualquer condição de saúde para assumir suas atividades. A proposta em levar as denúncias a gerente regional do INSS, surgiu após uma reunião realizada na semana passada, com o gerente do órgão em Campinas, Breno Geribello da Cruz.

“A reunião foi muito boa e constatou-se que os problemas existem. A direção do INSS reconhece isso e por isso estamos pedindo a intervenção da gerência do órgão em São Paulo para abrir um canal de comunicação direto com a direção do INSS, em Brasília, para falar sobre esses problemas”, disse Arly.

Segundo o vereador, o INSS em Campinas admite que um dos procedimentos que precisa ser reformulado é comunicação de acidente de trabalho. “Antigamente a elaboração dos laudos era terceirizada. Ela era feita de uma maneira frágil, sendo até de favor e por isso houve muito abuso. Para corrigir isso os peritos tomaram medidas radicais e acabaram cometendo muita injustiça, muita arbitrariedade. É importante que agora tenha um equilíbrio”, disse o presidente da Comissão.

A expectativa é de que em breve uma audiência pública seja realizada na Câmara para discutir o assunto. “Queremos chamar, inclusive, os agentes regionais do INSS para que possam explicar os critérios que estão sendo usados pelos médicos; mesmo porque, esse comportamento está provocando animosidade entre os segurados e os funcionários”, explicou o vereador, na primeira reunião da Comissão realizada há menos de um mês.

A Associação Nacional do Médicos Peritos (ANP) registrou no ano passado 102 casos de agressão a peritos médicos previdenciários por parte de segurados do INSS. Apesar de a associação considerar o número alto, a situação pode ser considerada melhor do que nos dois anos anteriores quando houve o assassinato de quatro profissionais.


Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Fotos: A.C.Oliveira/CMC




Publicada em 15/04/2009 16h12