Doador de sangue ganha benefício em concurso
De autoria do vereador Sérgio Benassi (PcdoB), o projeto que isenta doadores de sangue do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais foi aprovado na reunião desta segunda-feira (02/03) da Câmara de Vereadores de Campinas. O projeto livra da taxa de inscrição aqueles que doarem sangue pelos menos três vezes nos últimos 18 meses antecedentes à data limite para a inscrição no concurso.
Na lei anterior de setembro de 2002, o benefício era concedido à pessoa que comprovasse ter feito ao menos uma doação de sangue nos últimos seis meses. Outra novidade da lei é que o doador poderá tê-la feito em órgãos oficiais ou entidades credenciadas pela União, Estado ou Município. Antes a lei só previa a doação na rede hospitalar do município.
A iniciativa, explica o vereador, tem como objetivo estimular a doação e colaborar na manutenção dos estoques dos hemocentros e bancos de sangue da cidade.
Na justifica, Sérgio Benassi cita dados do
Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, o número de doadores
no País está muito aquém da meta estabelecida pela Organização
Mundial da Saúde. É de 1,7% da população, quando deveria ser de
pelo menos 5%. Durante alguns períodos do ano, como no período do
Carnaval, por exemplo, há redução no número de voluntários,
lembra Benassi.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
Foto: A.C. Oliveira/ CMC
