Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • 2009
  • Aurélio inicia o programa "Parlamento Jovem 2009"

Aurélio inicia o programa "Parlamento Jovem 2009"

Presidente da Câmara e secretário de Educação acertaram detalhes sobre o Programa
Aurélio inicia o programa "Parlamento Jovem 2009"

reuniao parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Aurélio Cláudio (PDT), recebeu na última quarta-feira (27/05) o secretário municipal de Educação José Tadeu Jorge para a realização do Programa Parlamento Jovem /2009.

O vereador Thiago Ferrari (PMDB) participou do encontro e se comprometeu em ir nas escolas para falar aos alunos sobre a importância do Programa. “É importante que os alunos entendam como funciona o trabalho do legislativo e se interessem pela busca da cidadania”, diz.

Neste primeiro encontro ficou definido que haverá uma reunião entre diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino com o objetivo de fazer com que um maior número de escolas participem do Parlamento.

Para a escolha dos 33 vereadores estudantes os alunos deverão passar por um processo de eleição nas escolas para em agosto assumirem o cargo. Serão oito encontros para que os estudantes possam exercer a vereança com projetos de lei, requerimentos, indicações, etc.

“Neste ano queremos que cada vereador adote um estudante do Parlamento Jovem para que ele possa conhecer a rotina de um gabinete e ter uma base para exercer seu trabalho”, afirma Aurélio Cláudio.

De acordo com o secretário de Educação é preciso incentivar as escolas a participar do Programa, “Este ano faremos uma dinâmica diferente para contar com a participação de mais escolas e mostraremos qual a vantagem em busca da cidadania para o ambiente escolar e comunitários dos alunos”, fala Tadeu Jorge.

O Parlamento Jovem

Instituído pela Resolução n° 768 de 27 de novembro de 2003, tem como objetivo de propiciar aos jovens estudantes manifestações do exercício de cidadania relativos ao funcionamento do Poder Legislativo.

Podem participar estudantes das 7ª e 8ª séries, do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio.

Campinas já teve outros modelos, um deles é o Programa de Cidadania (1992).

Em 2008, alunos de sete escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do programa durante o primeiro semestre. A atuação dos alunos foi positiva e várias propostas foram encaminhadas ao Executivo Municipal.


Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira/ CMC




Publicada em 28/05/2009 18h34