Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • 2009
  • Cães poderão ter espaço em parques

Cães poderão ter espaço em parques

Cães poderão ter espaço em parques

O vereador Thiago Ferrari

Para evitar eventuais ataques, a disseminação de doenças e até mesmo para preservar a limpeza das ruas e calçadas, os cães e outros animais domésticos são proibidos de circular nos parques da cidade, mas a situação pode mudar em breve. Projeto de autoria do vereador Thiago Ferrari (PMDB) que começa a tramitar na Câmara Municipal, cria um espaço exclusivo para animais domésticos em locais como a Lagoa do Taquaral, por exemplo.


Pelo projeto – encaminhado esta semana para as comissões permanentes e que ainda não tem prazo definido para ser levado à plenário – a permanência e circulação de animais fica permitida em áreas restritas do Parque Portugal, Centro de Convivência, Praça Arautos da Paz, Parque Ecológico e parques temáticos. A ideia é isolar essas áreas do restante do espaço, onde os animais possam correr e interagir com outros da mesma espécie, “mas sempre acompanhados pelos donos”, ressalva o vereador.


“Existem muitas pessoas que gostariam de passear nos parques da cidade, mas ficam impedidas porque seu cãozinho, ou seu animal de estimação, não pode entrar. Nosso projeto vem conciliar os interesses já que vai permitir a entrada dos animais, mas, ao mesmo tempo, vai mantê-los em áreas restritas, sem contato com os outros frequentadores”, avalia o vereador.


O projeto prevê as condições para que os animais possam permanecer nesses locais. Os de pequeno porte devem estar equipados com coleiras e os de grande porte, deverão ter coleira e focinheira. Em todos os casos, os animais devem estar acompanhados dos responsáveis. Além disso, os proprietários ficam obrigados a recolher as fezes e dar à elas a destinação correta.

Se não obedecer às determinações, o proprietário deverá ser advertido e, em caso de reincidência, será obrigado a deixar o local.



Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: A.C. Oliveira/CMC

Publicada em 27/08/2009 13h08