Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • 2009
  • Câmara quer participação popular no Fundo de Transporte

Câmara quer participação popular no Fundo de Transporte

Câmara quer participação popular no Fundo de Transporte

Vereadores na audiência desta segunda

Fundo de Transporte pretende arrecadar R$ 70 milhões por ano

Vereadores reunidos na audiência pública que aconteceu na manhã desta segunda-feira (02/03), na Câmara Municipal de Campinas, decidiram fazer emendas ao projeto do Executivo que altera a lei que cria o Fundo Municipal de Transporte e Trânsito.

O número de emendas ainda não está definido, mas uma delas parece ter sido consenso entre os parlamentares: a necessidade do Conselho Diretor do Fundo contar com um representante da sociedade civil. O projeto original – que passou na primeira votação semana passada, e volta à pauta nesta quarta-feira – prevê que o conselho terá quatro membros, todos indicados pelo Executivo.

O Fundo vai garantir condições financeiras para o custeio e investimento no transporte público e trânsito na cidade, através de receitas não existentes anteriormente, como os da arrecadação de multas operacionais entre a Emdec e as empresas prestadoras de serviço. Além disso, o Fundo pode receber verbas de multas de convênios como o da Rodoviária e auxílio de empresas privadas.

Para esclarecer as dúvidas dos vereadores, o Diretor Administrativo Financeiro da Emdec, Eliel Rodrigues Martins participou da audiência, e além de explicar a mudança na lei, estimou a arrecadação do fundo em R$70 milhões por ano. “O fundo é uma reorganização da forma de atuação que já existe hoje na Secretaria de Transportes e na Emdec, inclusive em termos de organização de recursos”, disse Martins. Com a aprovação do projeto e das emendas, o Fundo que já existe desde 2004 será reorganizado e poderá ser convocado a dar explicações sobre o repasse dos recursos em audiência pública.

Na sessão da última quarta-feira os parlamentares aprovaram o projeto em primeira discussão, que trata da legalidade da proposta, mas pediram a garantia de que na audiência desta manhã, algumas propostas de emenda fossem discutidas.

O presidente da Comissão de Constituição, Legalidade e Redação, vereador Luis Yabiku (PDT), disse que vai procurar o líder do governo na Câmara, vereador Francisco Sellin e o prefeito Hélio de Oliveira Santos, ambos do PDT, para levar a eles a proposta de inclusão de um membro da sociedade civil no Conselho.

O vereador Biléo Soares (PSDB) também defende um controle externo. “A política não é uma ação entre amigos. Quanto mais transparência houver, mais rápido alcançamos o objetivo. Por isso a gente vai propor uma emenda em sintonia com a situação ou não”, declarou. O vereador quer ainda a revogação de dois itens que, segundo ele, tiram receita do sistema de trânsito.

Sellin defendeu o fundo e afirmou que é importante pra cidade, pois dá autonomia para que a Emdec e a Secretaria de Transportes possam gerenciar e aplicar as arrecadações de forma mais ágil. “Essa receita vai ser empregada nas necessidades da Secretaria, como: manutenção de semáforos e campanhas de trânsito. A recomendação do Tribunal de Contas é que sejam feitas aplicações no Fundo, o que não é feito hoje”, revelou.

Também participaram da audiência os vereadores Arly de Lara Romeo (PSB), Luiz Cirilo (PPS), Professor Alberto (DEM), Josias Lech (PT), Élcio Batista (PSB), e o ex-vereador Paulo Bufalo.


Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Foto: A.C. Oliveira / CMC



Publicada em 2/03/2009 13h15