Audiência Pública discute transporte de Etanol no Estado de São Paulo
Esta é a primeira de uma série de audiência públicas que serão realizadas em municípios paulistas.
Coordenadas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), elas fazem parte do processo de licenciamento ambiental do Projeto Uniduto e visam apresentar à população as principais características do empreendimento.
Para demonstrar a viabilidade de seu projeto, a Uniduto desenvolveu um minucioso estudo que envolveu 22 empresas de consultoria, e mais de 100 especialistas das áreas de engenharia, geologia, biologia, economia, sociologia, geografia e comunicação social, dentre outras.
O EIA refere-se ao estudo completo do Projeto Uniduto. Em nove volumes, apresenta as informações gerais do empreendimento, justificativas, abordagem metodológica, diagnósticos e análises ambientais, traçados, mapas e plantas, entre outros. Já o Rima traz, de forma simples e em linguagem direta, as principais informações e conclusões do EIA. Todo o material pode ser consultado no site www.uniduto.com.br.
A entrada do Plenário da Câmara fica na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 - Ponte Preta - Campinas - SP
Transporte de Etanol
O projeto pretende implantar no Estado de São Paulo uma dutovia que passará por 46 municípios. Serão implantados quatro terminais coletores nas regiões de Serrana, Botucatu, Anhembi e Santa Bárbara d’Oeste; dois terminais de distribuição para o mercado interno em Paulínia e na Região Metropolitana de São Paulo (Caieiras), além de um terminal de exportação na Praia Grande, onde também operará um porto próprio afastado da costa (off shore).
Com um projeto baseado em dutos e na integração multimodal, a Uniduto prevê iniciar suas atividades em 2013. Quando em operação, terá capacidade para transportar até 16 bilhões de litros de etanol por ano, oferecendo uma nova alternativa de escoamento e distribuição de etanol, economicamente mais viável e segura, com vantagens técnicas, ambientais e sociais.
Atualmente o Projeto Uniduto encontra-se em fase de licenciamento ambiental. No dia 30 de julho a empresa protocolou na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e o Estudo de Análise de Risco (EAR) do Projeto Uniduto e no dia 2 de agosto assinou com o Governo do Estado de São Paulo um protocolo de intenções para a realização do projeto. A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2011.
Confira os locais de datas das outras audiências
2ª Audiência – Botucatu
Quando: 26 de outubro, às 17h
Onde: Auditório do Colégio La Salle, Praça Dom Luis Maria de Santana, nº 272 - Centro, Botucatu - SP.
3ª Audiência – Serrana
Quando: 28 de outubro, às 17h
Onde: Salão do Clube Recreativo de Serrana, Praça da Matriz, Centro, Serrana-SP.
4ª Audiência – Santa Bárbara d’Oeste
Quando: 11 de novembro, às 17h
Onde: Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, Avenida Monte Castelo, nº. 1.000, Jardim Primavera (Paço Municipal), Santa Bárbara d’Oeste/SP.
5ª Audiência – São Paulo
Quando: 16 de novembro, às 17h
Onde: Auditório Brasil do “Auditórios na Paulista”, Avenida Paulista, nº. 1.176, piso Loja, Cerqueira César, São Paulo/SP.
6ª Audiência – Descalvado
Quando: 25 de novembro, às 17h
Onde: Cinema Teatro Estação, Avenida Dom Pedro II, s/nº., Centro, Descalvado/SP.
7ª Audiência – Praia Grande
Quando: 30 de novembro, às 17h
Onde: Câmara Municipal da Estância Balneária de Praia Grande, Praça Vereador Vital Muniz, nº. 01, Boqueirão, Praia Grande/SP.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
